Gaudium news > Câmara de Representantes da Colômbia aprova projeto de lei para comemorar a primeira santa do país

Câmara de Representantes da Colômbia aprova projeto de lei para comemorar a primeira santa do país

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 20-06-2013, Gaudium Press) Durante uma reunião plenária da Câmara de Representantes, -um dos dois Corpos colegiados do Congresso colombiano- foi aprovado um projeto de lei por meio do qual se declara Dia Cívico Nacional o dia 21 de outubro, dia em que faleceu Santa Laura Montoya, que foi canonizada pelo Papa Francisco no último dia 12 de maio, tornando-se assim a primeira santa do país andino. Madre Laura, como popularmente é conhecida, faleceu no dia 21 de outubro de 1949, aos 75 anos de idade.

santa_laura_montoya.jpg
Santa Laura Montoya

Ao projeto só faltam dois debates no Senado colombiano para erigir-se como lei da República.

Sobre o motivo pelo qual foi escolhido o dia 21 de outubro para comemorar a Santa, um dos autores do projeto, o representante Germán Blanco Álvarez, explicou que “a Igreja Católica rende homenagem aos santos no dia de sua morte, não no dia de sua canonização ou de seu nascimento. O dia da morte de Madre Laura foi no dia 21 de outubro; esse dia entende a Igreja que o santo se encontra com o Senhor nos céus”. Colaborou também na elaboração do projeto, a senadora Olga Suárez Mira.

Na exposição de motivos que sustenta o projeto de lei, se faz uma sintética mas nutrida enumeração de razões pelas quais Colômbia deve reconhecer de maneira pública as virtudes da Madre Laura. Essa enumeração, fundamenta que o pedido de que o dia 21 de outubro “sirva para enaltecer e recordar a nossa Primeira Santa na religião Católica, digna mulher de ser elevada a dita qualidade dada sua luta por seus princípios, sua religião e pelos demais durante toda sua vida”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas