Capela de adoração perpétua na Espanha promove a “adoração virtual” através da internet
Madri – Espanha (Quinta-feira, 20-06-2013, Gaudium Press) A Capela de Adoração Perpétua “Mãe dos Sacerdotes”, localizada em Madri (Espanha), está promovendo uma iniciativa de adoração virtual para as pessoas que por motivos de saúde ou idade não podem assistir presencialmente a Adoração Eucarística. Com um compromisso de uma hora de oração semanal, o mesmo que assumem os adoradores presenciais, os fiéis de todo mundo podem unir-se através de uma transmissão contínua de imagens da capela, aberta 24 horas por dia durante todo o ano.
Capela de Adoração Perpétua “Mãe dos Sacerdotes”. |
Segundo Manuel Lameiro Gil, diácono permanente e coordenador geral da Adoração Perpétua na capela, fiéis da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Honduras, Nicaragua, Bolívia, Brasil, entre outros países já se uniram a esta forma de adoração. “A capela pode ser visualizada em tempo real mediante uma câmera”, explicou à Gaudium Press. A iniciativa é promovida atualmente através de distintas redes sociais como Twitter e Facebook e pretende ser una resposta ao chamado do Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, que solicitou em 2007 a promoção da Adoração Perpétua para a santificação dos sacerdotes e a maternidade espiritual.
Além desta transmissão permanente, a plataforma virtual www.adoracionperpetua.es oferece documentos de formação, magistério da Igreja, notícias e recomendações para os adoradores. Também apresenta uma lista de capelas de Adoração Perpétua em toda Espanha, com sua direção e telefone de contato. Os fiéis podem, também pedir que velas sejam acendidas diante do Santíssimo Sacramento em seus nomes e pedir Santas Missas em suas intenções, as quais são celebradas nas dez paróquias da Arquidiocese.
“Nossa capela foi inaugurada pelo Bispo da Diocese de Getafe, Dom Joaquín María López de Andújar e Cánovas del Castillo, no dia 6 de janeiro, festa da Epifania do Senhor”, explicou o diácono Manuel Lameiro. Um total de 550 adoradores pertencentes às paróquias de Móstoles cobrem os turnos necessários para não interromper a adoração. “É gente muito responsável que tem sua hora estabelecida e sabe que tem que acudir à capela para essa hora que se comprometeram diante do Senhor”, comentou. Sua presença, além de acompanhar a Deus presente no Santíssimo Sacramento, possibilita que “qualquer pessoa que tenha necessidade de encontrar-se com o Senhor saiba que a capela está aberta as 24 horas do dia.”
A experiência da Adoração
A Capela “Mãe dos Sacerdotes” é o fruto de anos de trabalho, nos quais algumas comunidades religiosas iniciaram a adoração no interior de seus conventos, se exploraram alternativas de localização e se adequou o lugar definitivo para funcionamento, um local que pode estar aberto ao público em uma zona central de Móstoles, independente das paróquias existentes. Para Lameiro, esta localização acrescenta um sentido de peregrinação à Adoração. “A questão é colocar-se a caminho, começar a andar e percorrer caminhos fora da paróquia a um ponto comum onde sabe que todos os adoradores que estão ali fazendo o mesmo”, expressou.
“É um experiência muito positiva que transforma a vida do cristão”, acrescentou. “Não é somente ir adorar, mas que o Senhor transforme a vida nesse silêncio, nessa hora de silêncio e intimidade com Ele. Você pensa diante do Senhor tudo o que você quer e o Senhor te dá tudo o que você pede.” Segundo o coordenador, os momentos privilegiados para esta experiência ocorrem quando a cidade descansa no meio da noite. “O mais bonito é adorar de madrugada, no silêncio da noite, onde a intimidade com Ele é absoluta, é plena, porque não se ouve nenhum ruído, nada além da sua voz dentro de sua mente e o Senhor respondendo-lhe”, relatou.
Todas as Capelas de Adoração Perpétua na Espanha funcionam independentemente com um coordenador geral, quatro coordenadores de turno e 24 coordenadores de hora. Segundo Lameiro, não é especialmente difícil organizar a criação e funcionamento das Capelas, já que se depende sobre tudo da Divina Providência. “É uma obra do Senhor e se o Senhor quer que haja uma Capela de Adoração de Adoração Perpétua a fará, com mais ou menos dificuldades”. No caso de Móstoles a convocatória dos adoradores presenciais realizou-se nas paróquias durante dois meses e através do Padre Justo Lofeudo, da Sociedade Missionária de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento.
Gaudium Press / Miguel Farías
Tradução Emílio Portugal Coutinho
Deixe seu comentário