Arquidiocese de Maringá, no Paraná, lançou o 23º Plano de Ação Evangelizadora
Maringá – Paraná (Quarta-feira, 19-06-2013, Gaudium Press) – Maringá, no Estado do Paraná, lançou o 23º Plano de Ação Evangelizadora durante reunião do Conselho Arquidiocesano da Ação Avangelizadora (CAAE) para coordenadores de pastorais, movimentos e organismos da região. O encontro ocorreu no último sábado, dia 15 de junho, no Centro de Pastoral da cidade paranaense.
Com a inspiração da passagem bíblica “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15), o plano foi elaborado para orientar as atividades pastorais de 2013 a 2016 da Ação Evangelizadora da Igreja de Maringá, que tem como objetivo para este período formar comunidades de discípulos de Jesus, que animados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, se tornem missionários a serviço da vida.
Quatro prioridades compõem o plano: organização das paróquias em redes de CEBs e outras pequenas comunidades; família; juventude; e promoção da vida. Fazem parte da primeira prioridade os seguintes projetos: fortalecimento dos grupos de reflexão a partir do esquema da Iniciação à Vida Cristã, que contemple a leitura orante da Bíblia e a missão; criação do COMIPA (Conselho Missionárioa Paroquial) a partir dos membros escolhidos pelas CEBs e movimentos; criação da Escola de Formação Bíblico-Teológica por módelos em todas as paróquias; e implantação do modelo da Iniciação à Vida Cristã em catequese com crianças e adolescentes.
Já dentro da segunda prioridade constam mais três projetos, que são a implantação da Pastoral Familiar com os três setores em todas as paróquias, o acompanhamento dos casais recém-casados por até cinco anos, e a acolhida das famílias que se incluem nos casos especiais.
Com relação a terceira prioridade, a juventude, o primeiro projeto proposto pelo plano de Ação Evangelizadora é o pós-crima, o segundo projeto é a realização de missões jovens no mês de outubro em todas as paróquias, o terceiro projeto é a nucleação de novos grupos de jovens nas paróquias e o quarto projeto é a evangelização nas Universidades e Escolas (Pastoral Universitária e da Educação).
Para a promoção da vida, eleita como a quarta prioridade do plano, serão realizados os seguintes projetos: implantação e implementação da Pastoral da Saúde; integração, em nível arquidiocesano, das Pastorais, Movimentos e Organismos que trabalham diretamente na Dimensão Social da Fé; projeto ambiental sobre o material reciclável; projeto de Prevenção e Combate às Drogas, que contemple o acompanhamento das famílias; iImplantação e implementação da Pastoral da Pessoa Idosa; proibição de bebidas alcoólicas nas festas e eventos da Igreja; partilha de bens entre as paróquias, a fim de ajudar as paróquias com dificuldades.
Ainda durante a reunião foi anunciado oficialmente a nova coordenação da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá. A votação, realizada com o clero, elegeu os padres Onildo Luiz Gorla Junior, Luiz Knupp e Júlio Antônio da Silva. Os sacerdotes assumirão a coordenação a partir do mês de julho.
De acordo com o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, a opção de escolher três coordenadores e não somente um foi dos próprios padres. Para o prelado, é um novo modelo de trabalhar com a ação pastoral de forma descentralizada. Dom Anuar ainda aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação do padre Sidney Fabril, que assumiu a coordenação durante cinco anos e meio. “Padre Sidney deixa uma marca na Ação Evangelizadora e nós somos muito gratos a tudo o que ele fez. Foi um tempo de muitos frutos na nossa Arquidiocese”, agradeceu o arcebispo. (FB)
Deixe seu comentário