Coréia do Sul: Nova Catedral entre norte e sul
Seul, Coréia do Sul (Quarta-feira, 19-06-2013, Gaudium Press) – Uma nova catedral na fronteira combinada entre Seul (Coréia do Sul) e Pyongyang (Coréia do Norte) será inaugurada pelo Cardeal Nicholas Cheong Jin-suk, no próximo dia 25 de Junho, na cidade de Paju, cerca de 50 quilômetros ao norte de Seul.
Dentro da Catedral estão os mosaicos que retratam os mártires de Pyongyang e da província de Hwanghae, as áreas mais afetadas pela perseguição religiosa.
Por ocasião da inauguração será celebrada uma Missa “por aqueles que morreram na guerra e para pedir a Deus que nos conceda serenidade.” O Padre Lee Eun-hyung, diretor da Comissão Episcopal para a Reconciliação do povo coreano irá presidir a celebração.
Segundo o arcebispo emérito de Seul, Dom Cheong: “O edifício representa o desejo de paz, unidade e reconciliação que anima o povo coreano”.
O Centro de Reconciliação Nacional fica ao lado da Igreja gerida pela comunidade católica local. Durante vários anos, este Centro tem recebido refugiados do regime de Pyongyang oferecendo-lhes cursos de inclusão social e para conseguir o primeiro emprego.
O diretor da Arquidiocese de Seul, o Padre Matthias Hur Young-yup, conclui: “A coisa mais importante que a Igreja Católica Coreana pode fazer é ajudar na reunificação, rezando e educando, (…) nossa melhor esperança é o diálogo, por meio do Evangelho”. (RMDC)
Com informações AsiaNews
Deixe seu comentário