Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba, celebra a 28° Semana do Migrante de 2013

Arquidiocese de Curitiba, celebra a 28° Semana do Migrante de 2013

Curitiba (Segunda-Feira, 17/06/2013, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, está promovendo diversas atividades como festas juninas, palestras, formações e celebrações religiosas para marcar a 28ª Semana do Migrante, celebrada pela Igreja de 16 a 23 de junho, sendo o domindo, dia 23, o Dia Nacional do Migrante. A semana, como em anos anteriores, acompanha o tema e lema da Campanha da Fraternidade. E neste ano, traz o tema: “Migração e Juventude” e o lema “No passo da estrada, o bem viver!”pastoral_dos_migrantes.jpg

No úlitmo domingo, dia 16, houve a missa de abertura da Semana do Migrante na Paróquia São Pedro do Umbará, em todas as missas da paróquia São José, em Santa Felicidade, e nas capelas Nossa Senhora Monte Bérico e São Judas Tadeu. Ocorreu também uma celebração eucarística na Paróquia Bom Pastor, em Vista Alegre e uma celebração com jovens na Capela Sagrado Coração de Jesus, no Tatuquara.

Hoje, das 22h15min às 23h45min, o Serviço Pastoral do Migrante participará do Programa Tribuna Independente, da Rede Vida. Amanhã, dia 18, às 20h, será realizada uma missa na comunidade Nossa Senhora de Fátima. Já, na quarta-feira, dia 19, também às 20h, a celebração eucarística acontecerá na comunidade Nossa Senhora dos Migrantes.

No dia 20, às 19h, haverá uma mesa de debates sobre o tema “Dia Mundial dos Refugiados”, na Casa Latino Americana. Já às 20h, a missa será celebrada na comunidade São Judas. A celebração eucarística na comunidade São Luíz acontecerá no dia 21, às 20h. Nos dias 21 e 22 haverá a romaria à Aparecida do Norte para a celebraçãp do beato João Batista Scalabrini e da Semana do Migrante.

Ainda no dia 22, na comunidade São Sebastião, às 16h, será celebrada a santa missa, seguida de procissão. Terá também uma festa Junina na Comunidade Nossa Senhora da Vitória, na Paróquia São Pedro do Umbará. Às 17h, será realizada uma missa na Capela São João Neumann, no Pilarzinho.

No dia 23 haverá uma missa em espanhol, às 11h, com imigrantes na Paróquia São José, em Santa Felicidade. Por sua vez, a missa de encerramento com imigrantes, na mesma paróquia ocorrerá às 19h. No dia 25, às 19h, será realizada uma mesa de debate sobre a realidade migratória na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com acadêmicos de várias áreas. No dia 30, às 9h, uma missa será celebrada na Capela João Batista Scalabrini. Às demais paróquias foram enviados kits do material da semana.

A reflexão proposta pelo Serviço Pastoral do Migrante apresenta o cenário que envolve a juventude no Brasil e reforça o poder de transformação dos jovens, suas lutas, sonhos e possibilidades. Falta de oportunidades para o mercado de trabalho, dificuldades para ingresso e conclusão do ensino superior, drogadição e violência são mencionados como desafios da conjuntura brasileira para os jovens.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, de 2012, apontam que os Jovens são quase metade dos migrantes no Brasil. De acordo com o Censo IBGE-2010, há cerca de 51 milhões de jovens no Brasil. Destes, cerca de 43 milhões vivem nas cidades e 8 milhões vivem em áreas rurais. Os jovens representam um quarto da população do Brasil.

Quem são

A migração é um fenômeno antigo e que se repete, com variada freqüência e intensidade, ao longo da história. Migrante é, pois, toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país. “Migrante” é o termo freqüentemente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas