Jovens da diocese de Erexim (RS) lançam logomarca própria para JMJ Rio2013
Erexim (Segunda-Feira, 17/06/2013, Gaudium Press) Na expectativa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, os jovens da diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, criaram uma logomarca própria para retratar a sintonia e união de toda a diocese gaúcha rumo a esse grande evento. Já são mais de 150 jovens e adultos da região inscritos na JMJ 2013.
A nova logomarca foi elaborada nas cores amarela, verde, azul e branca, que traz presente o Brasil e o Rio de Janeiro, casa da juventude do mundo inteiro no próximo mês de julho. A logomarca será utilizada na confecção dos próximos materiais que estarão com os jovens (camisetas, chapéus…).
É importante destacar ainda que em meio a toda essa expectativa e preparação para a JMJ, nos últimos dias 8 e 9 de junho, mais de 80 jovens de várias paróquias da diocese de Erexim participaram da terceira etapa da Escola da Juventude Diocesana. O evento contou com a assessoria de Antônio Frutuoso, da Pastoral da Juventude de Curitiba (PR), que refletiu sobre a realidade juvenil, o projeto de Jesus Cristo e a Campanha chega de violência e extermínio de jovens.
Durante as atividades os participantes firmaram a esperança nos sonhos da juventude na realidade de injustiças sociais, de violência e de morte. Receberam o anel de Tucum, símbolo de compromisso com os mais pobres e marginalizados. O encontro transcorreu em clima de alegria, emoção e partilha. A próxima etapa será realizada nos dias 31 de agosto e primeiro de setembro, em Entre Rios do Sul.
Jornada Mundial da Juventude
A programação oficial da JMJ Rio2013 é bem extensa e é dividida em uma sequência de atos centrais, culturais e especiais (encontro do Papa com grupos específicos e visitas papais). A primeira grande cerimônia da jornada é a acolhida dos jovens pelo arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, no dia 23 de julho, terça-feira, em Copacabana. É o único evento que não contará com a presença do Sumo Pontífice.
No dia 25 de julho, quinta-feira, o Papa chegará ao Rio de Janeiro e encontrará os jovens dos cinco continentes na praia de Copacabana, onde será celebrada sua cerimônia de acolhida. Como não é uma Missa, haverá um rito de acolhida em que a Palavra de Deus é proclamada. O arcebispo local fará uma saudação ao Papa, que falará para todos os jovens.
No dia 26 de julho, sexta-feira, será realizada a Via-Sacra. O Papa Francisco conduzirá o momento que acontecerá na praia de Copacabana. No sábado, dia 27 de julho, todos os peregrinos irão até Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, para participar da Vigília com o Papa. O local foi especialmente preparado para receber a programação da JMJ Rio 2013 e é chamado Campus Fidei, que significa “Campo da Fé”.
Após permanecerem acampados durante a noite no Campus Fidei, os peregrinos despertaram com uma programação especial para se prepararem para a Santa Missa presidida pelo Santo Padre, em ação de graças pela JMJ. No palco haverá a oração das laudes e apresentações artísticas e culturais até o início da celebração. Nesta celebração, os jovens receberão a bênção de envio. Também será anunciada pelo Papa a cidade sede da próxima Jornada Mundial da Juventude. (FB)
Deixe seu comentário