Salesianos promovem programa de atenção espiritual aos imigrantes
Gênova – Itália (Sexta-feira, 14-06-2013, Gaudium Press) No popular bairro Sampierdarena, em Gênova (Itália), existe uma pequena, mas crescente comunidade de latino-americanos que há oito anos cultivam sua vida espiritual ao estilo de São João Bosco.
Os “Latinos de Dom Bosco” é um programa de atenção espiritual e de integração que converteu o popular bairro genovês em lugar de acolhida e encontro para os imigrantes latinos. |
Os “Latinos de Dom Bosco”, como é conhecido este plano pastoral e espiritual guiado pelos salesianos, é hoje todo um programa de atenção espiritual e de integração que converteu o popular bairro genovês em lugar de acolhida e encontro para os imigrantes latinos.
Segundo a agência informativa dos salesianos (ANS), esta iniciativa nasceu no ano de 2005 após a realização do encontro “Gênova, mar que une, uma cidade que acolhe” -celebrado no dia 15 de novembro deste ano-, com o qual se comemorou o 130º aniversário da partida dos missionários salesianos desde a cidade italiana até a Argentina. Na ocasião os missionários chegaram ao país latino-americano para atender espiritualmente ali os imigrantes italianos.
A origem do dito encontro ocorreu em 8 de dezembro de 2005 no Oratório Salesiano onde se originou o primeiro grupo formado por imigrantes, que encontraram na estrutura da família salesiana um espaço para receber formação profissional. Este grupo chamava-se na época “Os Imaculados”.
Latinos de Dom Bosco junto ao Padre peruano Daniel Coronel / Foto: ANS |
Pouco tempo depois, graças a vida do Oratório, a organização de torneios esportivos, eventos musicais e especialmente a celebração da Missa em espanhol, constituiu-se uma comunidade de residentes e imigrantes que favoreceu a integração dos jovens. No dia 25 de fevereiro de 2007 o grupo se oficializou com o nome de “Latinos de Dom Bosco”.
Atualmente, a comunidade -constituída por 300 pessoas- conta com o acompanhamento pastoral e espiritual do sacerdote Daniel Coronel, jovem presbítero que chegou como missionário ao bairro Sampierdarena, procedente do Peru.
Retiros semestrais, o catecismo para as crianças que receberão a primeira comunhão, encontros bíblicos e peregrinações, são algumas das atividades realizadas hoje pelo grupo de imigrantes na comunidade “Latinos de Don Bosco”. (GPE/EPC)
Com informações da Agência de Notícias Salesiana.
Deixe seu comentário