Relíquias de Santo Antônio de Pádua viajam pelo mundo nos 750 anos de sua exumação
Pádua – Itália (Quinta-feira, 13-06-2013, Gaudium Press) Em comemoração aos 750 anos da exumação de Santo Antônio de Pádua, as relíquias deste Santo franciscano estão peregrinando pelos Estados Unidos, Canadá e Austrália, acompanhadas por frades franciscanos. O lema escolhido para a peregrinação foi “Um Mensageiro da Esperança”.
Os fiéis norte-americanos foram os primeiros a venerar as relíquias, presentes desde o último sábado, 8, em Montreal (Canadá) e em Milwaukee (Estados Unidos).
As relíquias de Santo Antônio de Pádua são veneradas por fiéis durante uma visita à Costa Rica em 2010. Foto: Nader Ata |
No Canadá a relíquia visitará também as cidades de Toronto e Burlington, enquanto que nos Estados Unidos estará presente em Chicago e Rockford. Nestes dois países as relíquias estarão disponíveis para a veneração dos fiéis até o dia 16 de junho.
A relíquia que foi levada à Austrália começou a ser venerada no último dia 10 de junho na cidade de Payneham e permanecerá no país até o dia 19 de junho, depois de visitar as cidades de Manoora e Solomontown. Segundo referiu a publicação “O Mensageiro de Santo Antônio”, informativo oficial do Santuário, as relíquias já visitaram Nova York e Califórnia (Estados Unidos), em fevereiro e abril de 2013 respectivamente.
Uma profunda experiência de Fé
As visitas prévias das relíquias à América do Norte foram qualificadas pelo informativo como um “êxito surpreendente” devido a acolhida e devoção dos fiéis. Uma das particularidades da iniciativa foi o de aproximar os relicários ao ponto de permitir o contato com os fiéis, o que significou para muitos uma experiência profunda de Fé. “Existem muitas coisas nesta vida que não podemos tocar” , comentou o Padre Rau Mallet, coordenador da atividade em Los Angeles, “mas queríamos que as pessoas tocassem -respeitosamente- nestas relíquias. É nossa conexão com a Fé.”
Os religiosos que tem acompanhado estas venerações públicas se impressionaram com o grande fervor popular, manifestado pelos esforços dos fiéis em viajar até os templos em que são feitas estas venerações. “Santo Antônio é como um amigo da infância para muitos de nós”, comentou o Padre Micheal Robinson, sacerdote que acolheu as relíquias durante sua passagem pela Califórnia. “Ele continua sendo um amigo querido em nosso caminho espiritual.”
Para o sacerdote, a relação com os santos é muito necessária para os católicos de hoje. “Necessitamos conhecer mais do que nunca esse chamado universal à santidade”, acrescentou, “e ao estar em presença de alguém tão santo podemos sentir este chamado em nossas próprias vidas”.
As relíquias correspondem a alguns fragmentos da pele de Santo Antônio de Pádua conservados em um relicário especial, acompanhado por uma imagem do Santo. (GPE/EPC)
Com informações do Boletim O mensageiro de Santo Antônio.
Deixe seu comentário