Gaudium news > Relíquias de Santo Antônio de Pádua viajam pelo mundo nos 750 anos de sua exumação

Relíquias de Santo Antônio de Pádua viajam pelo mundo nos 750 anos de sua exumação

Pádua – Itália (Quinta-feira, 13-06-2013, Gaudium Press) Em comemoração aos 750 anos da exumação de Santo Antônio de Pádua, as relíquias deste Santo franciscano estão peregrinando pelos Estados Unidos, Canadá e Austrália, acompanhadas por frades franciscanos. O lema escolhido para a peregrinação foi “Um Mensageiro da Esperança”.

Os fiéis norte-americanos foram os primeiros a venerar as relíquias, presentes desde o último sábado, 8, em Montreal (Canadá) e em Milwaukee (Estados Unidos).

santo_antonio.jpg
As relíquias de Santo Antônio de Pádua
são veneradas por fiéis durante uma
visita à Costa Rica em 2010.
Foto:  Nader Ata

No Canadá a relíquia visitará também as cidades de Toronto e Burlington, enquanto que nos Estados Unidos estará presente em Chicago e Rockford. Nestes dois países as relíquias estarão disponíveis para a veneração dos fiéis até o dia 16 de junho.

A relíquia que foi levada à Austrália começou a ser venerada no último dia 10 de junho na cidade de Payneham e permanecerá no país até o dia 19 de junho, depois de visitar as cidades de Manoora e Solomontown. Segundo referiu a publicação “O Mensageiro de Santo Antônio”, informativo oficial do Santuário, as relíquias já visitaram Nova York e Califórnia (Estados Unidos), em fevereiro e abril de 2013 respectivamente.

Uma profunda experiência de Fé

As visitas prévias das relíquias à América do Norte foram qualificadas pelo informativo como um “êxito surpreendente” devido a acolhida e devoção dos fiéis. Uma das particularidades da iniciativa foi o de aproximar os relicários ao ponto de permitir o contato com os fiéis, o que significou para muitos uma experiência profunda de Fé. “Existem muitas coisas nesta vida que não podemos tocar” , comentou o Padre Rau Mallet, coordenador da atividade em Los Angeles, “mas queríamos que as pessoas tocassem -respeitosamente- nestas relíquias. É nossa conexão com a Fé.”

Os religiosos que tem acompanhado estas venerações públicas se impressionaram com o grande fervor popular, manifestado pelos esforços dos fiéis em viajar até os templos em que são feitas estas venerações. “Santo Antônio é como um amigo da infância para muitos de nós”, comentou o Padre Micheal Robinson, sacerdote que acolheu as relíquias durante sua passagem pela Califórnia. “Ele continua sendo um amigo querido em nosso caminho espiritual.”

Para o sacerdote, a relação com os santos é muito necessária para os católicos de hoje. “Necessitamos conhecer mais do que nunca esse chamado universal à santidade”, acrescentou, “e ao estar em presença de alguém tão santo podemos sentir este chamado em nossas próprias vidas”.

As relíquias correspondem a alguns fragmentos da pele de Santo Antônio de Pádua conservados em um relicário especial, acompanhado por uma imagem do Santo. (GPE/EPC)

Com informações do Boletim O mensageiro de Santo Antônio.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas