Gaudium news > Região Sul 1 da CNBB discute o Ano da Fé em Aparecida

Região Sul 1 da CNBB discute o Ano da Fé em Aparecida

Aparecida (Quarta-feira, 11-06-2013, Gaudium Press) A 76º Assembléia da CNBB, da Região Sul 1, iniciou nesta segunda-feira, 10, em Aparecida. Mais de 45 bispos de todas as dioceses e arquidioceses de São Paulo, incluindo os eméritos, refletiram sobre o tema “Ano da Fé: Transmissão da Fé.”regional_sul_ii_cnbb.jpg

O foi iniciado com a oração da Hora Média, da Liturgia das Horas. Após a atividade, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo e presidente do Regional Sul 1, Dom Odilo Pedro Scherer, refletiu sobre a leitura de Ezequiel 34,31.

“O rebanho é confiado aos nossos cuidados. Mas não somos nós senhores do rebanho, por isso, para sermos pastores dignos, devemos zelar pelas ovelhas, como Deus gostaria que zelássemos”, disse o Cardeal, que ressaltou a fé como expressão mais bonita.

Dom Odilo afirmou que é preciso ver a evangelização enquanto “serviço de caridade pastoral, prestado ao povo de Deus, a nós confiado.”Sobre a dinâmica da assembléia, o Arcebispo disse ser necessário contar com a partilha e a colaboração dos bispos, falando de suas experiências e vivênicias na transmissão da fé.

Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo da Diocese de Lorena, apresentou um breve relato do Sínodo sobre “A nova evangelização para a Transmissão da Fé”, realizado em 2012 e destacou a transmissão da fé como um encontro pessoal com Cristo.

“A Igreja transmite a fé que ela mesma vive pela Sagrada Escritura, pela tradição viva e interpretada de modo autêntico pelo Magistério, pela Catequese, pela iniciação cristã, pelo testemunho cristão. A evangelização pertence à própria natureza da igreja”, relatou Dom Benedito.

O Secretário do Regional Sul 1 e referencial do Setor Juventude na Arquidiocese de São Paulo, Dom Tarcisio Scaramussa, refletiu sobre a crise que a sociedade secularizada apresenta nos dias atuais e que neste novo contexto, é preciso descobrir o caminho para evangelizar.

No final, o vice-presidente do Regional e Arcebispo recém-nomeado para Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, recitou carta enviada pelo Bispo Diocesano de Guarulhos, Dom Joaquim Justino Carreira, que informou o motivo de sua ausência devido estar em fase de recuperação.

Na carta, Dom Joaquim desejou que todos os participantes da assembléia “possam viver e transmitir a beleza da fé como um meio para se construir a beleza da vida humana e pastoral, colaborando para a humanização do mundo.”

Com informações Arquidiocese de São Paulo.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas