Caritas Arquidiocesana de Pelotas promoverá curso para formação de agentes sociais
Pelotas (Quarta-Feira, 12/06/2013, Gaudium Press) A Caritas da arquidiocesana de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promoverá um curso formativo para o trabalho social em âmbito eclesial de 28 de junho a 13 de dezembro. Direcionado a agentes sociais das paróquias e pastorais sociais, a atividade já está com as inscrições abertas, que poderão ser efetuadas até o dia 20 deste mês, nas paróquias e pastorais da região.
A formação, que acontecerá uma vez por mês, sempre das 13h30min às 17h30min, tem como objetivo principal desenvolver a compreensão das diretrizes, identidade, missão e organização da Caritas brasileira, refletir sobre o momento histórico e discernimento para a compreensão dos sinais do tempo; além de instrumentalizar os agentes para a ação solidária, conforme a política de assistência social.
A programação do curso terá início no dia 28 de junho, com a palestrante professora Carla Silva que fará uma análise da conjuntura brasileira e desafios da realidade social. No mês seguinte, no dia 26 de julho, o tema a ser meditado será “Missão da Igreja no mundo e os fundamentos evangélicos do serviço da caridade”. O palestrante será o padre Rogério Mosimann da Silva.
Já no mês de agosto, no dia 30, o padre Guilherme Barroso Panatieri refletirá sobre a “Organização da arquidiocese de Pelotas – Pastorais e Conselhos”. No dia 27 de setembro, a palestrante Marinês Besson falará sobre o tema “Caritas na atualidade: missão, prioridades e organização”.
A professora Marilene Maia meditará sobre a temática “Voluntariado e a espiritualidade dos agentes de Caritas no dia 25 de outubro. A “Metodologia do trabalho com os excluídos” será o tema do encontro do dia 29 de novembro. A palestrante será a professora Mara Medeiros. E no último dia do curso, dia 13 de dezembro, o professor Vini Rabassa da Silva abordará a questão da “Nova política de assistência social – SUAS e controle social”.
As fichas de inscrição foram encaminhadas aos párocos e coordenadores da arquidiocese, sendo disponibilizadas duas vagas por paróquia e duas por pastoral. As aulas serão realizadas na UCPel, na sala 100k (Santa Margarida). O curso é fruto do planejamento pastoral arquidiocesano para o ano de 2013. Mais informações podem ser obtidas na Caritas pelo telefone: (53) 3223-0828.
Caritas Brasileira
A primeira Caritas surgiu na Alemanha, em 1897, e o nome da instituição foi inspirado na afirmação de São Paulo: “Caritas Christus urget nos!” (2Cor 5,14). Em português: “O amor de Cristo nos impulsiona”.
A Caritas Brasileira faz parte da ‘Rede Caritas Internationalis’, rede da Igreja Católica de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma, na Itália. Organismo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi criada em 12 de novembro de 1956 e é reconhecida como de utilidade pública federal.
Atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais. Atualmente, a Caritas Brasileira tem quatro diretrizes institucionais: defesa e promoção de direitos; incidência e controle social de políticas públicas; construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável; fortalecimento da Rede Cáritas.
A cruz isósceles (que simboliza a verdade), em sua forma flamejante, unida ao nome Caritas (caridade/amor) traz como significado a verdade e o amor irradiante de Cristo pela humanidade.(FB)
Deixe seu comentário