Gaudium news > Pastoral da Juventude de Caxias do Sul realiza a 1ª etapa de escola para jovens

Pastoral da Juventude de Caxias do Sul realiza a 1ª etapa de escola para jovens

Caxias do Sul (Quinta-Feira, 06/06/2013, Gaudium Press) A Pastoral da Juventude da diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, promoveu no último final de semana, nos dias 1º e 2 de junho, a primeira etapa da Escola Pilares da Juventude – Escola Diocesana da Juventude 2013. O encontro, que teve como tema principal “O projeto de vida”, contou com a presença do bispo de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni.

pj_h.jpg

A escola, que promoveu um ambiente em que os jovens puderam se entender como criaturas de Deus e estudar a realidade e o conhecimento do seu “eu”, teve como assessor o professor Arnaldo Poletto. A abertura do evento se deu com uma oração inicial, em que foi lida a passagem do Evangelho de Mateus que recorda as palavras de Jesus para aqueles que ouvem sua Palavra e constroem sua vida sobre a Rocha que é o próprio Cristo.

Ainda no turno da manhã foi realizada uma reflexão sobre a história de cada um, sua realidade, suas vivências e o porquê dos jovens estarem lançando os alicerces para um amanhã mais fraterno e feliz. Um momento de partilha sobre a meditação feita pela manhã abriu as atividades da tarde. O professor Poletto destacou que como cristãos assumimos o projeto de Jesus, de vida e vida em abundância. Ele ainda lembrou que “quem se cansa de fazer o bem, se cansa de Deus”.

Em seguida, os participantes se reuniram em grupo mais uma vez e conversaram sobre as dimensões de ser humano, relacionando-as com o seu momento atual. À noite, o encontro proporcionou aos jovens presentes uma abordagem sobre os 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil. Foi celebrado ainda o Ofício de Vigília. Logo após, houve uma festa junina, onde todos puderam conviver e se integrar com os grupos de jovens presentes no evento.

Já no domingo as atividades do dia começaram com um momento de espiritualidade, em que cada participante foi convidado a se sentir como enviado do próprio Cristo que chama, capacita, unge e envia. Dando prosseguimento à meditação do tema central desta primeira etapa da escola, o assessor encaminhou os jovens para desenvolverem seu projeto de vida tendo como pano de fundo, opção fundamental, o projeto de Cristo de vida – e vida em abundância.

No momento do envio cada participante resumiu em tiras de papel como foi a 1ª etapa da Pilares da Juventude. O encerramento do encontro se deu com a celebração eucarística, presidida pelo padre Nivaldo Pauletti, pároco da Paróquia Santa Fé, de Caxias do Sul, que ressaltou que a fé deve ser vivida em comunidade, principalmente na missa.

A próxima etapa da Escola Pilares da Juventude será realizada nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, e contará com a assessoria do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos do Rio Grande do Sul. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas