Patriarca Maronita agradece acolhida em São Paulo
São Paulo (Quinta-Feira, 06/06/2013, Gaudium Press) Na tarde desta última terça-feira (05), o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, recebeu carta de agradecimento do Patriarca Maronita Cardeal Bechara Boutros Raï, em razão de sua visita realizada na arquidiocese em maio deste ano.
Na carta, o Cardeal reconhece e agradece o espírito acolhedor e hospitaleiro do povo brasileiro, desde o período em que receberam o povo maronita no país:
“Nossos povos conhecem a hospitalidade da nação brasileira desde o começo de sua emigração, há mais de cem anos. Eles chegaram então, fugindo da fome, da guerra e da perseguição, e uma nova oportunidade lhes foi oferecida. Quando eles chegaram vindos de países muito religiosos, sem um padre com eles, a Igreja no Brasil abriu-lhes as portas e atendeu muito bem à suas necessidades religiosas. E é graças a esta hospitalidade que eles foram capazes de conservar a fé”, escreveu o Patriarca.
No final, o cardeal ainda faz um pedido de oração. Que Dom Odilo e a Arquidiocese continuem com seus trabalhos, sendo agraciados pela abundância de Deus.
Além disso, o Cardeal Bechara pede um voto de solidariedade à nação brasileira que continue a abrir as portas para todos aqueles que se refugiam das guerras, da violência e da pobreza, dando-lhes uma nova chance e a esperança de novos tempos.
A Igreja Maronita Católica
Os Maronitas são cristãos católicos de rito Oriental. Possuem a comunhão com a Sé Apostólica, reconhecendo a autoridade do Papa, Pontífice Igreja Católica Romana. Diferente das demais igrejas, o rito maronita prevê a celebração de suas missas em língua Aramaica.
A Igreja Maronita faz parte do grupo sírio-ocidental, sendo que o siríaco é a sua língua litúrgica. Apesar disso, integra-se na tradição oriental e seu povo é considerado um dos mais antigos do Cristianismo. Atualmente, é uma das únicas da região que permanecem em comunhão com Roma.
Dentre os principais santos canonizados, encontra-se São Maron, que na época, obtinha o dom da cura das doenças do corpo e da alma por meio de suas orações, tendo influencia sobre o povo da região norte da Síria. São Maron tem sua comemoração realizada no dia 9 de Fevereiro. (LMI)
Deixe seu comentário