Gaudium news > Presidente da Comissão para Vida Consagrada, da CNBB, escreve carta aos presbíteros

Presidente da Comissão para Vida Consagrada, da CNBB, escreve carta aos presbíteros

Brasília (Quinta-feira, 06-06-2013, Gaudium Press) – Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo metropolitano de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB enviou mensagem aos presbíteros do Brasil por ocasião da Jornada de Santificação Sacerdotal que será celebrada nesta sexta-feira, dia 7, quando a Igreja comemora também a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Dom Pedro mostra que “a Igreja realiza este Dia Mundial de Oração com a finalidade de ajudar os presbíteros a aprofundar a união com Jesus Cristo e com os irmãos e as irmãs, na fidelidade aos compromissos assumidos na ordenação presbiteral”.

O Arcebispo recorda que “a vocação sacerdotal é um dom de Deus, que constitui certamente um grande bem para aquele que é o seu primeiro destinatário. Mas é também um dom para a Igreja inteira, um bem para a sua vida e missão (CNBB, Doc. 93, nº 104). Por isto, neste dia, as comunidades, a quem servimos pastoralmente, são convocadas a rezar conosco e por nós para a nossa santificação.

Para Dom Pedro, “o sacramento da ordem nos configura e nos incorpora a Jesus Cristo, santo, misericordioso, manso e humilde de coração. Quem é ordenado entra numa ordem, a ordem presbiteral. Esta configuração e esta incorporação nos candidatam à santidade, enquanto presbíteros. “Do ser configurado com Cristo decorre um agir conforme ao de Cristo” (CNBB, Doc. 93, nº 50).

“Nossa missão, irmãos, enquanto ministros ordenados têm seus segredos, seus encantos e suas paixões. O segredo da vocação presbiteral está no encantamento por Jesus, por sua Igreja e pelo seu povo. Ninguém segue fielmente, por muito tempo, a alguém por quem não tenha encantamento. O segredo da fidelidade presbiteral radical está no encantamento por Jesus, por sua pessoa e por seu projeto de vida”, diz Dom Pedro que, em seguida, aponta o campo de trabalho presbiteral:

“Temos, portanto, três campos ou três espaços para o nosso trabalho que nos fazem homens de três lugares: o púlpito e o altar, de onde distribuímos o pão da palavra e o pão da Eucaristia; o confessionário, de onde exercemos o ministério do perdão; e a estrada, onde gastamos nossa vida em busca das ovelhas perdidas.

Por fim, o Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB sugere um pedido à Divina Providencia afim de que “Deus Pai renove em nós, presbíteros, o Espírito de santidade, com o qual fomos ungidos, e renove também nossas mentes e nossos corações para que o povo sinta que somos discípulos missionários de Jesus Cristo, comprometidos com o evangelho da vida e da santidade.

Unamo-nos, rezemos uns pelos outros e contemos também com a oração do povo para permanecermos firmes na fé, na oração e na missão para sermos pastores segundo o Coração de Jesus. (JSG)

Com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas