Celebração de Corpus Christi no Rio de Janeiro arrecadará alimentos para os mais carentes
Rio de Janeiro (Quarta-feira, 29-05-2013, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro pretende atrair milhares de fiéis para participarem da tradicional procissão de Corpus Christi, que ocorrerá às 16h desta quinta-feira, 30.
Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, irá dar início à Solenidade presidindo uma Santa Missa Solene no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, às 10h da manhã. A celebração encerrará a 87ª Semana Eucarística da Arquidiocese que está sendo realizada desde a última segunda-feira, 27.
Tapetes feitos pelos jovens
A juventude carioca confeccionará os tradicionais tapetes de sal e outros materiais para a procissão. Diversos temas eucarísticos serão retratados no tapete, que será formados por quadros, de três metros por dois. Segundo o coordenador da montagem dos tapetes, Padre Renato Martins, “não só os jovens podem participar da confecção, mas qualquer grupo das diversas paróquias ou movimentos”.
A montagem dos tapetes será feita a partir das 5h da manhã da quinta-feira, 30.
Homenagem à Eucaristia
Às 15h30 da quinta-feira, 30, Dom Orani presidirá o Ofício de Vésperas da festa de “Corpus Christi”, com a participação dos bispos auxiliares, sacerdotes, seminaristas e fiéis. Após o Ofício, o Santíssimo Sacramento será colocado na Custódia usada no 36º Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Rio de Janeiro em 1955 e levado até o carro-andor, em estilo barroco usado nesse mesmo Congresso.
Assim que a procissão chegar à Catedral de São Sebastião, o Arcebispo do Rio dará a bênção com o Santíssimo Sacramento. Logo depois será celebrada uma Santa Missa no interior da Catedral.
Arrecadação de Alimentos para as pessoas carentes
A Arquidiocese arrecadará alimentos não perecíveis neste dia. Para isso, os fiéis são convidados a levarem ao menos um quilo de qualquer alimento não perecível para ser doado às pessoas carentes. As doações deverão ser entregues na Catedral, após a chegada da procissão. Além do gesto de caridade, o objetivo da arrecadação é ensinar que quem caminha para o pão espiritual deve também partilhar o pão material. (EPC)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário