Gaudium news > Bispo de Erexim (RS) celebra jubileu de prata de ordenação presbiteral

Bispo de Erexim (RS) celebra jubileu de prata de ordenação presbiteral

Erexim (Terça-Feira, 28/05/2013, Gaudium Press) Dom José Gislon, bispo da diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, celebrou no último domingo, dia 26 de maio, o seu jubileu de prata prestiberal. Em ação de graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal do prelado, foi realizada uma celebração eucarística, às 18h, na Catedral São José, na Avenida Maurício Cardoso, número 62, na cidade gaúcha.jose_gislon_erexim.JPG

Foi o próprio aniversariante quem celebrou a missa, que contou ainda com a participação do arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri, o bispo emérito de Erexim, dom Girônimo Zanandréa, 33 padres e um diácono. Estiveram presentes ainda os padrinhos de ordenação de dom José, os irmãos Cláudio e Elza Kumakura, acompanhados de dois primos, de Rancho Alegre, no Estado do Paraná.

Na homilia, que esteve a cargo do padre Antonio Valentini Neto, foi lembrado o dia da ordenação do bispo de Erexim, por dom Getúlio Teixeira Guimarães. O sacerdote recordou ainda que dom José, não tendo podido ir ao seminário ainda adolescente, aos 21 anos, depois de prestado o serviço militar e já em promissor emprego em empresa de grande porte, ingressou na ordem franciscana dos capuchinhos.

Padre Antônio também citou algumas atividades desenvolvidas pelo jubilar e chamou atenção para dois aspectos relativos a decisões do bispo com forte apelo vocacional para todos: sua determinação em ser padre e o que disse aos padres da diocese no primeiro encontro com eles, no ano passado, ao relatar o dia em que soube que seria nomeado bispo da diocese de Erexim e, mesmo sem conhece-la, respondeu sim, porque quando alguém assume um compromisso na Igreja deve estar pronto para o serviço da mesma Igreja onde quer que ela precise.

Ao final da missa, o pregador motivou um canto que ressalta o exercício do ministério presbiteral, por suas mãos, fazendo pequena coreografia. Neste momento, os padrinhos de dom José foram até ele para erguer suas mãos. Toda a assembleia, de pé, bateu uma salva de palmas. Logo depois, enquanto todos os fiéis cantavam os parabéns ao bispo, foi entregue ao jubilar um presente.

Nesta hora, dom José expressou sua profunda gratidão a Deus, que o chamou e nunca o abandonou. Ele aproveitou a ocasião para agradecer também aos bispos, aos padres e a todos os que estavam na celebração. Lembrou sua família de nascimento e a família capuchinha, os padrinhos e tantas pessoas que participaram de seu ministério. Pediu que Deus lhe desse força para continuar sua missão de amar e servir o povo na caridade, que é seu lema episcopal, e garantiu sua oração e estima por todos.

Depois da celebração, os bispos e os padres confraternizaram no salão de festas da Catedral, em jantar preparado pelo seu Conselho Econômico. Após o jantar o grupo musical Per Cantare se apresentou e cantou diversos cantos.

Dom José Gislon

Ele nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma, em Santa Catarina. Ingressou no Seminário Santa Maria, dos Freis Capuchinhos, em Engenheiro Gutierrez, Irati, no Paraná, em 1978, onde cursou o 2º grau e o postulantado. No noviciado ingressou em 24 de janeiro de 1981, no Convento Nossa Senhora das Mercês, e emitiu os primeiros votos no dia 24 de janeiro de 1982. Frequentou o curso de filosofia em 1982 e 1983, no Instituto de Filosofia do IPAS, em Ponta Grossa.

Cursou o 1º Ano de teologia em 1984, no Instituto de Teologia do IPAS, também em Ponta Grossa. Concluiu a teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina e emitiu os votos perpétuos em 17 de outubro de 1986, em Irati. Foi ordenado diácono em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 28 de maio de 1988, em Uraí. No dia 3 de agosto de 2012, ele foi ordenado bispo, na Igreja Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba. Tomou posse da diocese de Erexim no dia 19 de agosto de 2012, na Catedral São José. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas