Gaudium news > Porto Alegre sedia 10ª Assembleia Regional da Ação Evangelizadora do RS

Porto Alegre sedia 10ª Assembleia Regional da Ação Evangelizadora do RS

Porto Alegre (Segunda-Feira, 27/05/2013, Gaudium Press) O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado do Rio Grande do Sul, promoverá nos dias 7 e 8 de junho a 10ª Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE) da Igreja, na Casa de Oração São João da Cruz, na cidade de Porto Alegre. À luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, o evento debaterá dois temais centrais: Conversão Pastoral e Reorganização Eclesial para a Missão e Formação Inicial e Permanente à Vida Cristã.

assembleia.jpg

De acordo com os organizadores do encontro, o tema da Conversão Pastoral e Reorganização Eclesial para a Missão terá como eixo condutor a urgente necessidade de pensar estruturas pastorais que favoreçam a realização da atual consciência missionária e transmissão da fé. Já a temática Formação Inicial e Permanente à Vida Cristã será trabalhada sob a perspectiva de que o incentivo para a iniciação à vida cristã é o grande desafio que questiona a fundo o contexto da educação na fé e como se alimenta a experiência cristã.

Haverá ainda a oportunidade para partilha em grupos de como estas prioridades são tratadas nos planos diocesanos. Os momentos formativos também vão viablizar encaminhamentos práticos. O evento, que será coordenado pelo presidente do regional e bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, contará com a contribuição do secretário geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steine, e dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética e arcebispo de Pelotas.

A abertura do encontro ocorrerá no dia 7, às 8h30min, com a oração das Laudes. Logo em seguida, dom Leandro abordará um dos temas principais do evento “Conversão Pastoral e Reorganização Eclesial para Missão”, onde terá um momento participativo do grupo com o seguinte questionamento: como estamos integrando esta prioridade em nossos planos diocesanos? Após um pequeno intervalo, às 10h30min, haverá a continuidade da Conversão Pastoral, seguido do almoço ao meio-dia.

No início da tarde, às 14h, as atividades começarão com um momento de oração. Depois serão feitas as conclusões sobre a palestra da manhã, com uma mensagem final de dom Leandro. A partir das 16h, acontecerá um trabalho em grupo e eencaminhamentos práticos da temática abordada no dia a partir de perguntas sugeridas pelo bispo auxiliar de Brasília. Às 18h haverá a Eucaristia com Vésperas e na sequencia o jantar. Logo após, às 20h, será realizada uma plenária do trabalho em grupo.

Já no dia 8, as atividades terão início às 7h30min com o café da manhã e a oração das Laudes. Às 8h50min, dom Jacinto falará sobre o tema “Formação Inicial e Permanente à Vida Cristã”, com a participação do grupo sobre a pergunta: como estamos integrando esta prioridade em nossos planos diocesanos? Depois do intervalo, o tema continuará sendo refletido até o horário do almoço, às 12h. O turno da tarde começa às 14h, com a Leitura Orante, seguida das conclusões sobre a palestra, com uma mensagem final de dom Jacinto.

Depois de mais um pequeno intervalo, às 16h, haverá um espaço para os comunicados relacionados ao Serviço de Evangelização da Juventude e o 43º Encontro Regional de Canto Litúrgico, entre outras questões. Às 18h haverá a Eucaristia com Vésperas. E às 19h, o jantar de encerramento do evento.

O encontro reunirá os bispos do RS, coordenadores diocesanos de pastoral e equipes dos coordenadores regionais dos serviços e setores de evangelização, a presidência da Conferência dos Religiosos do Brasil, representante da Conferência Regional dos Institutos Seculares, vigários judiciais do Tribunal Eclesiástico de 1ª e 2ª instâncias das províncias eclesiásticas, coordenadores dos movimentos eclesiais, padres, diáconos e leigos das quatro arquidioceses e 14 dioceses que compõem o regional.

A Casa de Oração São João da Cruz fica localizada na Rua Oscar Pereira, número 5119, no Bairro Glória, na capital gaúcha. Mais informações através do telefone (51) 3225-8483. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas