Paróquia da Catedral de Passo Fundo (RS) vive Santas Missões Redentoristas
Passo Fundo (Sexta-Feira, 24/05/2013, Gaudium Press) Desde o dia 3 de maio até o dia 30 estão sendo realizadas em comunidades das 13 paróquias da arquidiocese de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, as Santas Missões Redentoristas. E desde a última terça-feira, dia 21, a paróquia da Catedral é quem está recebendo e realizando as missões. Para este trabalho, foram recrutados mais de 50 missionários redentoristas vindos de todo o Brasil, atendendo a uma convocação da União dos Redentoristas do Brasil, de realizar uma missão interprovincial.
Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que as missões redentoristas tem os seguintes objetivos: proclamar explícita e extraordinariamente a Boa Nova; favorecer e possibilitar a criação de Comunidades de Base; criar ou fomentar a participação na vida da comunidade; renovar a vida cristã, através de uma catequese básica e oferecer e incentivar meios de perseverança.
A missão quer atingir todos os membros da comunidade, especialmente os mais abandonados espiritual e materialmente. O seu lema sintetiza o objetivo missionário: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”.
A pré-missão começou em 2012, quando foram realizados os encontros das três Escolas de Formação. Durante este ano, foram realizadas as liturgias em todas as paróquias e comunidade a fim de apresentar a dinâmica da Missão Redentorista.
Nos dias que antecederam a chegada dos missionários, os grupos de família celebraram os encontros com os seguintes temas: Nosso Testemunho; Jesus Nosso Salvador; Somos Igreja e Nosso Sim a Deus. Os missionários locais realizaram a preparação das famílias para a grande missão que está acontecendo neste mês de maio.
Na prática, a programação da Missões Redentoristas, agora na Catedral de Passo Fundo, propõe para amanhã, dia 25 de maio, uma visita aos doentes pela manhã e pela tarde. E no turno da noite, a partir das 19h, será realizada uma celebração eucarística, com o tema “Oração”. Durante a missa haverá a benção das imagens e dos objetos religiosos.
No domingo, dia 26, serão realizadas missas às 7h30min, às 9h (com pregação missionáris sobre o tema “Sacramento da Eucaristia”), às 10h30min, às 18 e às 20h. Entre esses dois últimos horários de missa, às 19h, acontecerá uma procissão luminosa. No dia seguinte, 27 de maio, às 6h30min, haverá uma caminhada da fé, com o tema “Reconciliação: o dom do perdão divino”. As missas com pregação missionária e confissões serão realizadas às 7h, 12h e 16h. Na última missa do dia, às 19h, haverá uma momento de devoção mariana com acolhida da imagem peregrina.
Na terça-feira, dia 28, a caminhada da fé ocorrerá às 6h30min, com o tema “Vocação humana”. As missas das 7h e das 12h terão pregação missionária e atendimento à confissões. Na celebração das 16h haverá benção e reflexão do tema “Fraternidade e fé”. E na missa das 19h o tema abordado será “Sacramento do Matrimônio e família”.
No dia 29, quarta-feira, o tema da caminhada da fé, às 6h30min, será “Discípulos missionários”. Novamente nas missas das 7h e das 12h haverá pregação missionária e confissões. O assunto a ser meditado na celebração eucarística das 16h será “Adoração ao Santíssiomo Sacramento”. Já na missa das 19h o celebrante falará sobre o tema “Perseverar no Espírito Santo”.
No último dia das Missões Redentoristas, dia 30 de maio, data em que a Igreja Católica celebra a Festa de Corpus Christi, às 14h, haverá um encontro na Praça da Catedral para a saída da procissão, juntamente com as paróquias Catedral e Nossa senhora da Imaculada Conceição até a Paróquia Santa Terezinha.
Para maiores informações sobre as Missões Redentoristas em Passo Fundo visite o site http://www.oredentor.com. (FB)
Deixe seu comentário