Em Chapecó, Catedral Santo Antônio, promove 82ª festa do Padroeiro
Chapecó – Santa Catarina (Quinta-Feira, 23/05/2013, Gaudium Press) – A Catedral Santo Antônio da diocese de Chapecó, no Estado de Santa Catarina, promoverá no próximo mês, no dia 9 de junho, a 82ª edição da festa em honra ao padroeiro da paróquia e também da diocese catarinense. A programação oficial da festa inicia no dia primeiro de junho, com o Café colonial e a abertura da trezena de Santo Antônio, e termina no dia 13.
Desde março está sendo feita a preparação para o evento, com a participação da comunidade e do conselho paroquial. No dia 13 de abril, por exemplo, aproximadamente 3 mil pessoas participaram da janta de lançamento da festa, que terá como tema “Santo Antônio e a vida da juventude”, fazendo memória à Campanha da Fraternidade de 2013 que celebrou a Juventude.
A festa, propriamente dita, será composta por 13 dias de celebrações. A trezena de Santo Antônio será realizada sempre às 19h, com exceção do domingo, dia 2 de junho, que terá celebrações às 8h e às 19h, com os temas “Santo Antônio, juventude e trabalho” e “Santo Antônio, juventude e felicidade”, respectivamente. O tema do primeiro dia de trezena, no dia 1º de junho, será “Santo Antônio, juventude e fé. No dia 3, o tema será “Santo Antônio, juventude e família”. Já a temática “Santo Antônio, juventude e saúde” será abordada no dia 4.
No quinto encontro da trezena, no dia 5 de junho, o tema abordado será “Santo Antônio, juventude e violências”. No dia 6, os participantes poderão saber um pouco mais sobre “Santo Antônio, juventude e esperança”, e no dia 7, sobre “Santo Antônio, juventude e Igreja”. No sábado, dia 8, os organizadores da atividade propõem a reflexão do tema “Santo Antônio, juventude e fraternidade”.
Já no domingo, dia 9 de junho, será celebrada a Festa de Santo Antônio, que terá como lema “Com Santo Antônio e a vida da juventude”. A partir das 8h será realizada uma carreata em homenagem a Santo Antônio com saída em frente à Gruta, percorrendo as regiões Presidente Médici, Jardim Itália, Santa Maria e Centro. Logo após, às 9h, será celebrada a santa missa. Ao meio-dia acontecerá um almoço festivo. À tarde haverá jogos, confraternização, música e dança. A celebração eucarística das 19h encerrará o dia.
Os encontros da trezena continuam nos dias 10, 11, 12 e 13 de junho, com os seguintes temas: “Santo Antônio, juventude e a vocação”, “Santo Antônio, juventude e educação”, “Santo Antônio, juventude e namoro” e “Santo Antônio, juventude e missão”.
A Catedral Santo Antônio fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, número 93, em Chapecó. Mais informações através do telefone (49) 3322-2278.
História de Santo Antônio
Santo Antônio nasceu em Lisboa, em uma família nobre, por volta de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando. Começou a fazer parte dos cônegos que seguiam a regra monástica de Santo Agostinho, primeiramente no mosteiro de São Vicente, em Lisboa, e depois no da Santa Cruz, em Coimbra. Dedicou-se com interesse e solicitude ao estudo da Bíblia e dos padres da Igreja.
Em Coimbra, aconteceu um fato que mudou sua vida: em 1220, foram expostas as relíquias dos primeiros cinco missionários franciscanos que haviam se dirigido a Marrocos, onde encontraram o martírio. Esse acontecimento fez nascer nele o desejo de imitá-los e de avançar no caminho da perfeição cristã: então, pediu para deixar os cônegos agostinianos e converter-se em frade menor. A petição foi acolhida e, tomando o nome de Antônio, também ele partiu para Marrocos. Mas a Providência divina dispôs outra coisa.
Devido a uma doença, Santo Antônio se viu obrigado a voltar à Itália em 1221. Viveu por algum tempo totalmente escondido em um convento perto de Forlì. Começou, na Itália e na França uma atividade apostólica que levou muitas pessoas que haviam se separado da Igreja a retomarem sua participação na vida eclesial. Nomeado como superior provincial dos Frades Menores da Itália Setentrional, Antônio continuou com o ministério da pregação, alternando-o com as tarefas de governo.
Morreu nas portas da cidade de Pádua, no dia 13 de junho de 1231. E é neste dia que a Igreja Católica celebra o dia de Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares, venerado não somente em Pádua, onde foi construída uma basílica que acolhe os restos mortais dele, mas no mundo inteiro. São estimadas pelos fiéis as imagens e estátuas que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino Jesus nos braços. (FB)





Deixe seu comentário