Curitiba aguarda 100 mil fiéis na procissão de Corpus Christi
Curitiba (Terça-Feira, 21/05/2013, Gaudium Press) Desde 2005 é realizada a tradicional missa e procissão de Corpus Christi da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná. Neste ano, a festa será realizada no dia 30 de maio e celebrará o tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Juventude”. Os organizadores do evento estimam reunir mais de 100 mil fiéis.
A preparação para a festa começa com o confecção dos tradicionais tapetes. Os lotes, com cerca de 15 metros cada, são distribuídos entre os voluntários com dois meses de antecedência da solenidade. Cada espaço fica sob a responsabilidade da comunidade inscrita. No dia da festa, a partir das 5h30min, integrantes da organização do evento demarcarão os lotes de cada grupo. A confecção iniciará ás 6h e seguirá até o meio-dia. Cerca de 2 mil fiéis participarão da criação dos tapetes.
Os tapetes, que envolvem as ruas do centro, indo do Obelisco de Nossa Senhora até o Palácio Iguaçu, e tem uma extensão aproximada de 1711 metros, são confeccionados a partir de flores, serragem, pó de café e materiais reciclados. Nos tapetes são reproduzidas figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos.
Dentro da programação religiosa está prevista a animação do padre Reginaldo Manzotti a partir das 14h30min em um palco montado em frente a Catedral Basílica, Em seguida, às 15h, será realizada a celebração da santa missa na Praça Tiradentes. Às 16h30min terá início a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu. O encerramento da festa se dará às 18h com a benção eucarística, proferida pelo arcebispo metropolitano dom Moacyr José Vitti.
A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz fica localizada na Rua Barão do Serro Azul, número 31, no Centro da capital paranaense. Mais informações pelo telefone (41) 3324-5163.
Sobre a solenidade de Corpus Christi
O nome Corpus Christi que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A Solenidade de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição do Sacramento da Eucaristia.
Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Através da Eucaristia, Jesus se faz alimento para nos dar força para continuar.
Origem da celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, em Minas Gerais. (FB)





Deixe seu comentário