Consagração das Filipinas ao Imaculado Coração de Maria será renovada anualmente
Manilla – Filipinas (Segunda-feira, 20-05-2013, Gaudium Press) A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (cbcp) anunciou que a Consagração Nacional das Filipinas ao Imaculado Coração de Maria, que ocorrerá simultaneamente no próximo dia 8 de junho em todas as paróquias, colégios e capelas do país, será renovada anualmente.
“Vamos fazer isto anualmente e será celebrado na festa do Imaculado Coração de Maria em 8 de junho”, anunciou o Padre Joselito Asis, Secretário Geral da CBCP. “A Consagração à Santíssima Virgem é um dos chamados da Igreja nas Filipinas que com o Ano da Fé queremos que seja intensificado.” O sacerdote expressou sua confiança em que o fomento da devoção a Maria trará de volta as pessoas que se distanciaram da Igreja e atrairá àqueles que ainda não abraçaram a Fé.
Os bispos das Filipinas assinalaram os objetivos da dita Consagração em uma recente Exortação Pastoral na qual afirmam que as Filipinas tem um “Povo Amante de Maria”, que encontra na devoção mariana a fonte de sua unidade e identidade cultural. Os prelados também afirmaram que a Santíssima Virgem atuou de forma notória na história do povo filipino e invocaram sua proteção sobre o país.
Na Consagração “unirá toda a população filipina”, afirmou o Bispo de Digos, Dom Guillermo Afable, que convocou a este ato todos os filipinos, mesmo os que ainda não pertencem à Igreja Católica. “A Consagração à Virgem Maria não é só para nós os católicos, mas para toda a nação filipina”, declarou o prelado à CBCP News.
O Bispo explicou que existem dois tipos de consagração: a que cada pessoa faz de si mesma individualmente, e a consagração de outras pessoas através de um consagrante. “Você pode se consagrar e, ao mesmo tempo, consagrar outra pessoa ou pessoas”, explicou Dom Afable.
A consagração simultânea, que será presidida por todos os bispos e a qual se unirão os sacerdotes, religiosos e leigos de todo o país terá início com uma procissão mariana, a qual será seguida por uma catequese e a oração do Santo Rosário.
“O Rosário será transmitido nacionalmente” através de vários meios de comunicação, adiantou o Bispo, que afirmou que a transmissão incluirá sua tradução à vários dialetos locais. “Depois do Rosário, se celebrará a Eucaristia. Logo depois será a Consagração e o toque de sinos pelas Filipinas”, concluiu Dom Afable. (GPE/EPC)
Com informações da CBCP News.
Deixe seu comentário