Gaudium news > Bispo de Novo Hamburgo fala sobre o Pentecostes: a grande festa do Espírito Santo

Bispo de Novo Hamburgo fala sobre o Pentecostes: a grande festa do Espírito Santo

Novo Hamburgo (Segunda-Feira, 20/05/2013, Gaudium Press) Dom Zeno Hastenteufel, bispo diocesano da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, refletiu em seu mais recente artigo sobre a Festa de Pentecostes. No início do texto, o prelado disse que desde tempos muito remotos a Igreja celebra no terceiro domingo do mês de maio a segunda maior festa litúrgica do ano: a solenidade que lembra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos que estavam no cenáculo, reunidos em oração, com Maria, a mãe de Jesus.dom-zeno.jpg

De acordo com o bispo, a palavra pentecostes se refere aos 50 dias desde a memorável noite de Páscoa, em que a Igreja celebra a Ressurreição do Senhor. “Após a alegria pascal, vem o Espírito Santo, que nos foi prometido, para nos fazer compreender toda esta obra extraordinária realizada por Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo que veio para nos salvar.”

Dom Zeno lembrou ainda que a leitura dos Atos dos Apóstolos, que ouvimos na missa de domingo passado, nos mostrou que, naquele dia de pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Ouviram então um barulho como se fosse o soprar de um vento muito forte, que encheu a casa onde estavam. Depois, recorda o prelado, línguas de fogo se repartem e pousam sobre cada um deles e todos ficam então cheios do Espírito Santo. Logo em seguida, ocorre o fenômeno das línguas, em que todos entendem o que os apóstolos falavam.

“Para nós interessa destacar que aqueles apóstolos, antes tão tímidos e por vezes até covardes, agora abrem portas e janelas e falam para uma multidão de 3 mil pessoas. E o primeiro a tomar a palavra é Pedro, precisamente aquele, que tinha sido nomeado coordenador dos apóstolos, mas também aquele que passou pelo vexame da tríplice negação, naquela noite em que começava a agonia do Senhor”, ressalta.

Por fim, o bispo também salienta que após a vinda do Espírito Santo Pedro fala com entusiasmo, dá seu testemunho de fé e anuncia o Cristo vivo e ressuscitado. E ele discípulo arremata dizendo: “Nós somos testemunhas de todas estas coisas”. Dom Zeno destaca que o Espírito Santo estava realmente transformando aqueles homens, antes tão medrosos, mas agora cheios de coragem e convicção, e ali nascia a Igreja, à luz do Espírito Santo, e com anúncio firme e decidido dos apóstolos.

Ainda segundo o prelado, os discípulos sabiam a quem estavam anunciando e, mais para o final daquele capítulo dos Atos, o povo pergunta: “E o que nós devemos fazer”? Mais uma vez é Pedro que responde: “Irmãos, convertei-vos e cada um de vós seja batizado, em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados”.

“Pentecostes é a grande festa do Espírito Santo. É o dia em que nós comemoramos o início da pregação da Igreja. É o ponto de partida para uma história que já está completando 2 mil anos de vida missionária e de testemunho do Ressuscitado”, conclui. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas