Patriarca de Lisboa consagra Pontificado de Francisco a Nossa Senhora de Fátima
Fátima (Terça-feira, 14-05-2013, Gaudium Press) -Na segunda-feira, dia 13 de maio, Dom José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, atendeu o pedido que o Papa Francisco lhe havia feito, pouco depois de ter sido eleito: em Fátima, consagrar seu pontificado à Virgem Maria para que o Pontífice pudesse enfrentar as “provações” no seu ministério.
O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, dirigindo-se à Imagem da Virgem de Fátima, pediu à Santa Mãe de Deus: “Dai-lhe o dom do discernimento para saber identificar os caminhos da renovação da Igreja; dai-lhe coragem para não hesitar em seguir os caminhos sugeridos pelo Espírito Santo; amparai-o nas horas duras de sofrimento, a vencer, na caridade, as provações que a renovação da Igreja lhe trará”.
A consagração foi feita no final da Peregrinação Internacional, no dia em que se comemorou os 96 anos da primeira aparição da Santíssima Virgem aos três pastorezinhos, na Cova da Iria, em maio de 1917.
O Card. José Policarpo, historiando as visitas que os últimos Papas (Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI) fizeram a Fátima, encontrou um modo inteligente, discreto e diplomático de convidar o Santo Padre para ir até a Cova da Iria: “Só vós, Senhora, no vosso amor maternal a toda a Igreja, podeis pôr no coração do Papa Francisco o desejo de ser peregrino deste Santuário”.
E, reforçando o convite, o Patriarca deu suas razões, : “Aqui, neste altar do mundo, ele poderá abençoar a humanidade, fazer sentir ao mundo de hoje que Deus ama todos os homens e mulheres do nosso tempo, que a Igreja os ama e que vós, Mãe do Redentor, os conduzis com ternura aos caminhos da salvação”.
No final da Missa e após o ato de consagração do pontificado do Papa Francisco, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, leu uma mensagem recebida por ele de parte da Nunciatura Apostólica em Portugal:
“O Santo Padre manifestou o seu agrado pela iniciativa e profundo reconhecimento pela satisfação do seu desejo em união de oração com todos os peregrinos de Fátima, aos quais, de coração, concede a bênção apostólica propiciadora de todos os bens”, referia o texto. (JSG)
Com informações Radio Vaticano
Deixe seu comentário