Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno visita a cidade paranaense de Maringá
Maringá (Segunda-Feira, 13/05/2013, Gaudium Press) Amanhã, dia 14 de maio, às 19h30min, em Maringá, no Estado do Paraná, milhares de pessoas participarão da santa missa, celebrada pelo padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, de Trindade (GO), para marcar a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno. A visita do Ícone Sagrado e a celebração eucarística ocorrerão no no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, dentro da programação da Expoingá 2013.
De acordo com a assessoria de comunicação de Maringá, a Expoingá acontece há mais de 40 anos e em todas as suas edições os organizadores dedicam uma noite do evento ao público católico. Para este ano, a escolha foi pela visita da imagem peregrina. O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, afirmou que a iniciativa será uma ótima oportunidade de evangelizar as pessoas. Segundo ele, será uma verdadeira noite de evangelização, já que a missa acontecerá em um espaço público.
O prelado, que é responsável pela acolhida, destacou que em Maringá existem muitos devotos do Divino Pai Eterno. Para dom Anuar, essa devoção é muito importante, pois desperta uma visão diferente dos fiéis em relação a Deus. “O Pai deixa de ser aquele castigador e passa a ser mais próximo de seus filhos. Pai que ama e acolhe,” explicou.
Já o padre Robson de Oliveira ressaltou que o trabalho de evangelização através das visitas consiste em levar o amor de Deus de forma concreta, pois a presença da imagem peregrina em uma comunidade ou paróquia se consagrou como um grande momento para que os fiéis de todos os cantos do país experimentem de perto o amor do Pai Eterno.
Imagem Peregrina
A imagem do Divino Pai Eterno é a representação divina de Deus Pai, Jesus Cristo, Espírito Santo e Maria que acolhe e revela de maneira singular o amor misericordioso do Pai a cada filho.
A Devoção
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GOteve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Eles vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininha das Flores.
Constantino começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia, enquanto ele e sua mulher lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir, notaram ser um medalhão belíssimo de barro, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e o levaram para casa.
Ele e seus familiares começaram a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno. O número de devotos foi crescendo e por volta de 1843 foi construída uma capela de folhas de buriti, mas esta também ficou pequena. O Casal então doa um terreno às margens do córrego Barro Preto e todos construíram uma nova capela.
Constantino encomendou uma réplica da figura encontrada no medalhão, em tamanho maior e esculpida em madeira, ao artista plástico Veiga Valle, que morava em Pirenópolis – GO. Daí surgiu a imagem venerada em Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo coroando, solenemente, a Virgem Maria. Esta imagem feita pelo famoso artista goiano pode ser vista ainda hoje no Santuário Velho, também conhecido como Igreja Matriz de Trindade.
Visitas da Imagem Peregrina
Com a intenção de vivenciarem de perto o amor infinito, muitos devotos que não podiam visitar Trindade (GO) passaram a clamar para que o padre Robson levasse até eles o Ícone Sagrado do Pai Eterno. Em 31 de maio de 2008, após receber centenas de pedidos, a primeira visita da Imagem Peregrina aconteceu na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
As visitas da Imagem começaram a fazer parte da agenda e da vida do reitor do Santuário Basílica. Desde então, o Ícone Sagrado já percorreu cidades em todo o território brasileiro. Em 2011 e 2012, a missão foi intensificada, percorrendo milhares de quilômetros e fazendo com que a Imagem Peregrina fosse acolhida por milhões de devotos que sentiram de perto o amor do Pai Eterno. (FB)
Deixe seu comentário