Gaudium news > Movimento Eucarístico Jovem é opção para a prática de espiritualidade para crianças e jovens

Movimento Eucarístico Jovem é opção para a prática de espiritualidade para crianças e jovens

Curitiba (Segunda-Feira, 13/05/2013, Gaudium Press) O Apostolado da Oração da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, conta com um ramo infanto-juvenil chamado de Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que tem como principal missão atrair jovens, adolescentes e crianças para o coração de Jesus. O movimento, que nasceu em 1915, busca ter uma prática autêntica de oração em seu cotidiano diário.

eucaristia.jpg

De acordo com o coordenador do MEJ da Arquidiocese de Curitiba, Icson Rodrigo Gentek, o movimento é uma opção para jovens e crianças que querem de uma maneira ou de outra servir Jesus e ser um discípulo para continuar com o anúncio da boa nova do reino. Ele explica ainda que o MEJ se ramifica em três grupos, sendo eles: o Grupo Semente (10 a 12 anos); Grupo gente Nova (13 a 15 anos) e por fim o Grupo Fogo Novo (a partir dos 16 anos), e daí em diante o mejista passa a ser já um associado do Apostolado da Oração.

“O movimento procura dar pistas para que os jovens tenham uma espiritualidade bem complexa e ter um amor profundo pelo coração de Jesus e à Eucaristia. E para a vivência como mejista temos algumas atitudes fundamentais, que são: oferecimento pessoal diário a Deus, leitura do Evangelho, vivência da Missa no dia-a-dia e na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ao Espírito Santo e a Maria Santíssima; união com o Papa e com os irmãos e ser o 13º Apóstolo”, completou o coordenador.

As reuniões arquidiocesanas com as coordenações paroquiais do movimento ocorrem nas últimas quartas- feiras do mês, junto à reunião da coordenação do Apostolado. Para iniciar o movimento na paróquia é necessário entrar em contato com a coordenação arquidiocesana para orientações ou comparecer a uma dessas reuniões. O diretor espiritual é o vice-coordenador geral do clero, padre Osmair Prestes, também vigário da Paróquia Santa Terezinha, do Batel.

“Como dizia nosso querido, e hoje beato João Paulo II: ‘Jovens, vocês são o futuro do mundo, jovens, vocês são a esperança da Igreja, jovens, vocês são a minha esperança’. E realmente o futuro, a esperança do mundo e da igreja são os jovens e é por eles que estamos trabalhando”, afirmou Gentek.

O movimento nasceu em 1915 com o nome de “Cruzada Eucarística”, mas este nome não soava bem aos ouvidos da Igreja, pois havia acabado de ocorrer a Guerra da Cruzada. Em 1960, houve uma peregrinação dos “cruzadinhos” da Cruzada Eucarística da França para Roma, e o Papa da época, João XXIII, evitava chamá-los de “cruzadinhos”, e sim de “jovens”, e mais tarde foi adotado o nome de Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), como está até hoje.

O MEJ em Curitiba, segundo o seu coordenador, existe em bem poucas Paróquias, e é esta luta que estão tendo junto com o Apostolado da Oração, de resgatar e reformar o movimento, onde já existiu e acabou terminando, por algum motivo e formar novos grupos para assim construírem um reino de mais amor, fé e esperança.

Mais informações sobre o MEJ com o coordenador Icson Rodrigo, também palestrante do movimento na Arquidiocese, através do telefone (41) 9966-6229 ou pelo e-mail ic.rodrigo@hotmail.com. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas