Gaudium news > Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre (RS) ganha logotipo

Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre (RS) ganha logotipo

Porto Alegre (Sexta-Feira, 10/05/2013, Gaudium Press) A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, lançou no último domingo, dia 5 de maio, o seu logotipo. A nova marca foi inaugurada durante uma celebração eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, na Catedral Mãe de Deus, na capital gaúcha.

pastoral_vocacional.jpg

No momento da apresentação da marca, cada vigário episcopal e os reitores dos seminários da região receberam um banner com a logo, simbolizando a comunhão da ação vocacional nesta Igreja Particular.

Já o animador vocacional da arquidiocese, padre Cláudio D´Angelo Castro, ressaltou que a ação é importante porque o mundo de hoje é da imagem, e com a criação do logotipo se objetiva dar mais visibilidade a Pastoral Vocacional e aos seus projetos.

O idealizador do logo, o designer da Pascom (Pastoral da Comunicação) Nelson Silveira Pereira, destacou que a sua composição contempla as cores litúrgicas, as vocações específicas, o solidéu do arcebispo, o primeiro animador vocacional, a Cruz e a Igreja.

O padre Cláudio ainda explicou o significado de cada ítem que compõe o novo logotipo da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre:

A Cruz

Ela quer indicar aquilo que o Papa Francisco disse na sua primeira homilia, no dia 14 de março deste ano: “Eu queria que , depois desses dias de graças, todos nós tivéssemos a coragem, sim a coragem, de caminhar na presença do Senhor, que é derramado na Cruz, e confessar como nossa única glória Cristo Ressuscitado. E assim a Igreja vai para diante”.

A Cruz dourada

Representa a Igreja nascida da Cruz do Senhor e com ela todas as vocações e ministérios. Ela também ultrapassa a realidade eclesial, representada nos “retângulos”, dizendo que a missão dos vocacionados está conforme o que o Senhor disse: “avancem para águas mais profundas”.

Os retângulos

Com as cores litúrgicas, eles manifestam as realidades da Igreja, que é feliz, sofredora, orante e esperançosa. Sua posição, na vertical, indica uma Comunidade de Ressuscitados em Cristo. O azul mostra a presença e intercessão de Nossa Senhora na Igreja de seu filho Jesus.

As figuras

Posicionadas dentro dos retângulos, as figuras mostram as vocações específicas (leigos, consagrados e sacerdotes) inseridos na Igreja.

O solidéu

É a representação do arcebispo, o primeiro vocacionado e o primeiro responsável pelas vocações na Igreja Particular, aquele que cuida e zela pela Igreja de Nosso Senhor. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas