Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre (RS) ganha logotipo
Porto Alegre (Sexta-Feira, 10/05/2013, Gaudium Press) A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, lançou no último domingo, dia 5 de maio, o seu logotipo. A nova marca foi inaugurada durante uma celebração eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, na Catedral Mãe de Deus, na capital gaúcha.
No momento da apresentação da marca, cada vigário episcopal e os reitores dos seminários da região receberam um banner com a logo, simbolizando a comunhão da ação vocacional nesta Igreja Particular.
Já o animador vocacional da arquidiocese, padre Cláudio D´Angelo Castro, ressaltou que a ação é importante porque o mundo de hoje é da imagem, e com a criação do logotipo se objetiva dar mais visibilidade a Pastoral Vocacional e aos seus projetos.
O idealizador do logo, o designer da Pascom (Pastoral da Comunicação) Nelson Silveira Pereira, destacou que a sua composição contempla as cores litúrgicas, as vocações específicas, o solidéu do arcebispo, o primeiro animador vocacional, a Cruz e a Igreja.
O padre Cláudio ainda explicou o significado de cada ítem que compõe o novo logotipo da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre:
A Cruz
Ela quer indicar aquilo que o Papa Francisco disse na sua primeira homilia, no dia 14 de março deste ano: “Eu queria que , depois desses dias de graças, todos nós tivéssemos a coragem, sim a coragem, de caminhar na presença do Senhor, que é derramado na Cruz, e confessar como nossa única glória Cristo Ressuscitado. E assim a Igreja vai para diante”.
A Cruz dourada
Representa a Igreja nascida da Cruz do Senhor e com ela todas as vocações e ministérios. Ela também ultrapassa a realidade eclesial, representada nos “retângulos”, dizendo que a missão dos vocacionados está conforme o que o Senhor disse: “avancem para águas mais profundas”.
Os retângulos
Com as cores litúrgicas, eles manifestam as realidades da Igreja, que é feliz, sofredora, orante e esperançosa. Sua posição, na vertical, indica uma Comunidade de Ressuscitados em Cristo. O azul mostra a presença e intercessão de Nossa Senhora na Igreja de seu filho Jesus.
As figuras
Posicionadas dentro dos retângulos, as figuras mostram as vocações específicas (leigos, consagrados e sacerdotes) inseridos na Igreja.
O solidéu
É a representação do arcebispo, o primeiro vocacionado e o primeiro responsável pelas vocações na Igreja Particular, aquele que cuida e zela pela Igreja de Nosso Senhor. (FB)
Deixe seu comentário