Diocese de Novo Hamburgo (RS) prepara Retiro dos Missionários
Novo Hamburgo (Quinta-Feira, 09/05/2013, Gaudium Press) A diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, se prepara para realizar neste Ano da Fé o grande Retiro de Missionários, no próximo dia 19 de maio, das 13h30min às 17h30min, na Sociedade Ginástica da cidade gaúcha, mesmo local que acolheu o evento no ano passado.
A atividade é motivada pelas palavras do Papa Francisco sobre o essencial da vida cristão: “Todos são chamados a evangelizar, indo ao encontro das ovelhas, construindo e edificando a vida cristã, a vida das comunidades e a vida da sociedade sob o fundamento da fé e confessando, isto é, anunciando, sem medo e receio o Reino de Deus, Jesus Vivo e Ressuscitado”.
A programação do retiro começará com a acolhida, a apresentação das paróquias e a oração inicial. Em seguida, haverá a palestra com o padre Luís Mosconi, do Belém do Pará, sobre o Creio. Foi o convidado que ajudou a diocese a dar os primeiros passos no seu projeto missionário, e neste momento virá reanimar no caminho da fé dos ervangelizadores da região. O encerramento do evento se dará com a celebração da santa missa, presidida pelo bispo diocesano, dom Zeno Hastenteufel.
De acordo com os organizadores, o símbolo escolhido para este Ano da Fé é a vela, que está sendo confeccionada pelas irmãs Carmelitas. A chama acessa da vela, nos recorda Jesus como Luz que ilumina a missão de todos os batizados chamados a serem discipulos missionários: “Eu sou a Luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (João 8,12).
Sendo assim, todas as 49 paróquias da diocese, através dos párocos com seus coordenadores dos Comipas, estarão recebendo neste dia uma vela, que ficará durante todo o ano nas matrizes e poderá ser levada às capelas. Junto com a vela haverá um exemplar do Caderno 5 (contém a primeira parte do Catecismo da Igreja Católica), que será usado nos grupos de reflexão em todas as comunidades, grupos, pastorais, movimentos e serviços.
Diocese de Novo Hamburgo e o compromisso missionário
A diocese de Novo Hamburgo, a partir das diretrizes pastorais para os anos de 2009 a 2012, em sintonia com o desafio missionário proposto por toda a Igreja, traz o seguinte objetivo: evangelizar o povo da diocese a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade mais justa e solidária para que todas tenham vida e a tenham em abundância.
Para concretizar essa tarefa a diocese tem os programas de formação e cooperação missionária e missão continental, os projetos para a juventude diocesana e para a defesa da vida e da família, dois eixos condutores, que são a evangelização nos centros urbanos, a comunhão e participação na vida da Igreja, e um seviço permanente, que trata da dimensão social nas comunidades da diocese. (FB)
Deixe seu comentário