Gaudium news > Religiosidade será o centro 77ª Festa do Pilar – 2013, em Ribeirão Pires

Religiosidade será o centro 77ª Festa do Pilar – 2013, em Ribeirão Pires

A 77ª Festa de Nossa Senhora do Pilar acontece nos dias 1º, 3, 4 e 5 de maio, na Capela do Pilar, que fica na Av. Santa Clara s/n, Santa Clara, em Ribeirão Pires.

O início das festividades será no feriado de 1º de maio, quarta-feira, com a missa do Padre José Silva, Pároco de Santa Luzia, à 10 horas.igreja.jpg

Esta é a mais tradicional das festividades religiosas de Ribeirão Pires. A Festa do Pilar chega à sua edição de 2013 com diversas atrações, para celebrar Nossa Senhora do Pilar e também os 299 anos da Capela do Pilar. A pequena Igreja é um ponto de referência histórica na fundação de Ribeirão Pires, que nasceu e cresceu em volta da Capela.

História

A Capela do Pilar nasceu como um ato de reconhecimento do Capitão Mor Correia Lemos, por uma graça alcançada. Ele era encarregado de vigiar as trilhas do ouro, e no ano de 1714, depois de recuperar-se de uma grave enfermidade, após ter rezado e pedido a cura a Nossa Senhora do Pilar.

A forma atual da Capela é uma reminiscencia de uma construção feita por missionários jesuítas pelo ano de 1549.

A Capela passou por diversas etapas para ser o que hoje é. Por exemplo, a torre foi erguida quase 100 anos depois, em 1809. O primeiro nome da Capela foi “Ermida de Santo Antonio”. Só mais tarde ela recebeu o nome atual por causa do fato acontecido com o Capitão Mor. Seu nome, de origem portuguesa, passou a ter a influência espanhola já que lhe foi dado o nome da Padroeira da Espanha, Nossa Senhora do Pilar.

Por causa destes fatos históricos é que considera-se a data “oficial” de fundação da cidade o dia 25 de março de 1714. Fato que aponta Ribeirão Pires como tendo 299 anos de vida. (JS)

Informações portal “História e Arte”

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas