Na Festa de S. Marcos, Papa traça perfil do pregador do Evangelho
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 25-04-2013, Gaudium Press) – O Secretário-Geral da Secretaria do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovi?, acompanhada de alguns membros desse organismo do Vaticano, além de agentes da Gendarmeria Vaticana, participaram da missa que o Papa Francisco celebrou hoje, na Capela da Casa Santa Marta.
Foto Gustavo Kralj / Gaudium Press |
A missa da manhã desta quinta-feira, 25 de abril, foi a Missa comemorativa da Festa de S. Marcos Evangelista.
Nas leituras do dia, o trecho do Evangelho é de São Marcos. Nele o evangelista narra a Ascensão do Senhor. O Papa comentou que, antes de subir ao Céu, Nosso Senhor Jesus Cristo deu aos apóstolos a missão de anunciar o Evangelho. E que esse anuncio não fosse feito apenas em Jerusalém ou na Galileia, mas que atingisse todos, que chegasse até os confins do mundo.
“Em todo o mundo. É um horizonte vasto… (…) esta é a missionariedade da Igreja. (…) Esta é a magnanimidade que os cristãos têm que ter.”, disse o Pontífice.
Lembrando a primeira Carta de S. Pedro, o Santo Padre descreve a virtude que o cristão deve ter para pregar o Evangelho: “O estilo da pregação evangélica tem esta atitude: a humildade, o serviço, a caridade e o amor fraterno. Esta palavra, conquistar, não é correta. Devemos pregar no mundo. O cristão não deve ser como os soldados que quando vencem a batalha fazem tabula rasa de tudo.”
O cristão -continuou o Papa- “anuncia o Evangelho com o seu testemunho, mais do que com as palavras”: “Quando nós agimos com esta magnanimidade e também com esta humildade, quando nós não nos assustamos com as coisas grandes, com o horizonte, mas nos importamos também com as coisas pequenas – a humildade, a caridade cotidiana – o Senhor confirma a Palavra. E devemos ir avante. O triunfo da Igreja é a Ressurreição de Jesus. Mas tem a Cruz, antes. Peçamos hoje ao Senhor que nos torne missionários na Igreja, apóstolos na Igrejas, mas com este espírito: uma grande magnanimidade e também uma grande humildade. Assim seja”. (JS)
(Com informações Radio Vaticano)
Deixe seu comentário