Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba oferece formação para os Grupos de Reflexão

Arquidiocese de Curitiba oferece formação para os Grupos de Reflexão

Curitiba (Terça-Feira, 16/04/2013, Gaudium Press) Desde o último dia 13 de abril até o mês de outubro, a Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, está oferecendo em suas três regiões episcopais (Sul, Norte e Centro Oeste) formação para os Grupos de Reflexão (GR). A formação é destinada as coordenações dos grupos de reflexão e CEBs, Mensageiras de Capelinhas e membros da Pastoral da Visitação e Acolhida, além de ser aberta aos interessados em iniciar novos grupos.

marcus_frei_assessor_curitiba.jpg
Frei Marcus, assessor dos Grupos de
Reflexão de Curitiba

De acordo com o membro da equipe de coordenação dos Grupos de Reflexão (GR) da Arquidiocese de Curitiba, Odaril Rosa, os encontros são momentos de formação para os coordenadores dos GRs que atuam nas paróquias e comunidades da região. É importante salientar que os grupos consistem em encontros de cristãos católicos para a vivência da vida cristã no seio das famílias.

Para Rosa, o objetivo principal dos encontros é a transmissão da fé, a formação e fortalecimento dos GR, tendo em vista a construção de uma rede de comunidades a serviço da Palavra de Deus e da caridade. Além disso, a atividade busca incentivar a prática da Leitura Orante da Bíblia, a oração e o conhecimento da Bíblia.

“Ao refletirmos sobre os temas do Ano da Fé e do Concílio Vaticano II recordamos que temos ainda uma longa caminhada para absorver seus ensinamentos, sobretudo, a transmissão da fé através do testemunho na família, na Igreja e na sociedade.”

Em relação aos benefícios que se objetiva alcançar, na prática, com os GRs, o integrante da equipe de coordenação explica que na paróquia, os Grupos de Reflexão fortalecem a atividade pastoral, favorecem a participação de pessoas que estão afastadas da Igreja e renova os laços de amizade entre as famílias.

“Também propicia aos participantes o aprofundamento de temas relevantes que estão sendo debatidos na Igreja do Brasil, fazendo com que eles sejam incluídos e participem das discussões”, completa Rosa.

Quanto a metodologia dos encontros de formação, Rosa afirma que a arquidiocese de Curitiba está dividida em Região Episcopal Norte, Centro-Oeste e Sul e, portanto, a formação por região, tem a finalidade de facilitar o deslocamento e oportunizar a participação de um número maior de participantes. O programa de cada encontro consta de animação, acolhida, momento de espiritualidade, estudo do tema e envio.

O primeiro encontro, que aconteceu no dia 13 de abril e contou com cerca de 200 participantes, teve a assessoria do padre Simão Valenga, que abordou o tema da fé a partir do documento “Porta Fidei” e Catecismo da Igreja Católica. Aprofundou também a vivência da fé na família e na sociedade a partir do documento 97 da CNBB “Discípulos e servidores da Palava na vida e na Missão da Igreja”.

Nos próximos encontros, o tema principal será: Comunidade de Comunidades, que foi objeto de estudo na 51ª Assembleia dos Bispos do Brasil em Aparecida, uma das cinco urgências proposta no documento 94 da CNBB “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” e do XVII Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Curitiba para os anos de 2012-2015.

Neste mês de abril serão realizadas mais duas formações: dia 20 na Paróquia Nossa Senhora da Piedade na cidade de Campo Largo, das 8h às 11h30min; e dia 27 no Santuário São José, no bairro Capão Raso, em Curitiba. No segundo semestre ocorrerão mais três formações, uma em cada Região Episcopal.

Os encontros de formação contarão com a assessoria do padre Rivael de Jesus Nacimento, coordenador da Ação Evangelizadora e do Frei Marcus Miranda, assessor diocesano dos Grupos de Reflexão, que destaca que estes grupos são o sinal de vitalidade da Igreja. “São o fermento da vida cristã e a fonte de novos serviços e ministérios. A expressão de comunhão e superação de divisões”, diz ele.

Mais informações com Odaril Rosa pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo telefone (41) 2105-6376.

Grupos de Reflexão

Os Grupos de reflexão são agrupamentos de famílias que se reúnem nas casas, podendo ser uma vez por semana ou mesmo a cada quinze dias. Propiciam o encontro com a Palavra de Deus, tornando-a conhecida e anunciada. Criam oportunidade para que a Palavra de Deus, pelo testemunho dos cristãos, atinja e transforme a sociedade, na perspectiva do Reino.

Há 26 anos a equipe diocesana elabora um subsídio chamado “Caminhando”, que auxilia os coordenadores de grupos com propostas e temas a serem abordados durante o ano. Em 2013, os principais temas são: Animação Bíblica, Ano da Fé, Jornada Mundial da Juventude, Família e Missão e temas do Concílio Vaticano II em preparação ao seu jubileu. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas