Os católicos devem valorizar o significado do domingo como Dia do Senhor, afirmou arcebispo de Santa Fé
Santa Fé de la Vera Cruz – Argentina (Sexta-feira, 12-04-2013, Gaudium Press) O Arcebispo de Santa Fé de la Vera Cruz, Dom José María Arancedo, exortou os fiéis a valorizarem o significado do domingo como o Dia do Senhor.
Segundo o prelado, “quando Deus ocupa seu lugar e presença em nossas vidas tudo começa a ordenar-se (…). O domingo é, além disso um justo dia de descanso: ‘um dia que deve ser santificado mediante uma caridade efetiva, dedicando especial atenção à família e aos parentes, assim como também aos enfermos e os anciãos, é um tempo propício para a reflexão que favorece o crescimento da vida interior”.
Para Dom Arancedo a debilidade das comunidades de Santa Fé “é uma falta de consciência do que é celebrar a fé”.
As primeiras comunidades cristãs “não celebraram somente a recordação da morte de Jesus Cristo, mas o triunfo de sua ressurreição. A experiência deste encontro com Ele era sua maior riqueza e a força missionária da Igreja primitiva. A comunidade cristã era fruto deste encontro”.
“Podemos dizer que para eles uma Fé que não se celebra, seria uma Fé que não os faz participantes da vida e da obra de Jesus Cristo. Quando passamos a ter essa consciência com a qual os primeiros cristãos viviam sua Fé a nossa realidade, encontramos diferenças que deveríamos examinar. Para eles, a celebração do Dia do Senhor, tinha um profundo significado que orientava suas vidas”, ressaltou.
O Arcebispo de Santa Fé exortou os fiéis a voltar a valorizar o significado do domingo como dia do Senhor. “Um cristão durante a celebração do domingo deveria recuperar o sentido profundo de sua Fé e, a partir dela, iluminar e organizar sua vida nas diversas dimensões e compromissos que deve assumir. A Fé não deve caminhar à margem da vida social, laboral ou política do cristão. Recuperar o sentido da celebração do domingo é um feito religioso, mas também um feito cultural”, concluiu. (EPC)
Com informações da AICA.





Deixe seu comentário