Fiéis da Diocese de Roma celebram a Divina Misericórdia
Foto: Sonia Trujillo |
Roma – Itália (Segunda-feira, 08-04-2013, Gaudium Press) Milhares de fiéis romanos, alguns deles peregrinos da Cidade Eterna, se reuniram ontem na Igreja do Espírito Santo em Saxia -Santuário do Senhor da Misericórdia da capital italiana-, para comemorar a importante festividade do Domingo da Misericórdia.
A celebração, que iniciou no último sábado com uma Vigília de Adoração ao Santíssimo, teve ontem -7 de abril- como epicentro a solene comemoração da Eucaristia que presidiu o Cardeal Agostino Vallini, Vigário da Diocese de Roma, desde às 9h30 da manhã, e em companhia de alguns membros do clero de Roma, entre eles Dom Jozef Bart, reitor do Santuário do Senhor da Misericórdia.
Com uma multidão de fiéis, que se encontravam no interior do Santuário e na praça que se encontra fora dele, a Santa Missa começou com uma solene procissão e uma saudação especial aos fiéis do reitor do Santuário, que recordou que ao templo chegam diariamente pessoas de todo o mundo para orar diante da imagem do Senhor da Misericórdia que ali se venera, e que foi abençoada pelo Beato João Paulo II. “Sua misericórdia nos será de grande ajuda neste Ano da Fé”, foi o que manifestou Dom Bart.
Foto: Sonia Trujillo |
Já durante a homilia da celebração eucarística, o Cardeal Vallini recordou aos presentes que “todos somos peregrinos neste Santuário, para agradecer o dom da fé (…) e para aprender a lição de vida de ressuscitar com Jesus”.
Disse também que “a peregrinação à Divina Misericórdia é entrar no mistério da Ressurreição, que muda a vida”, e que todos “podemos ser portadores da Misericórdia de Deus”, se se confia nEle.
Em outro momento, fazendo eco de algumas palavras do Papa Francisco, o Vigário da Diocese de Roma, também recordou que “Deus não se cansa nunca de perdoar”, mas que são as pessoas “que se cansam de pedir perdão”.
Concluindo a homilia, o purpurado pediu a Deus Sua misericórdia, para que todos, “cheios do amor da misericórdia, levem misericórdia aos demais”.
Foto: Sonia Trujillo |
Ao finalizar a celebração Eucarística, a imagem venerada do Senhor Misericordioso partiu em procissão até a Praça de São Pedro, onde outras milhares de pessoas estavam reunidas para o Regina Coeli, presidido pelo Sumo Pontífice Francisco.
A comemoração continuou às 13h no Santuário com outra Santa Missa, seguiu até às 15h com a solene hora da Misericórdia e finalizou com uma Eucaristia às 19h.
O Domingo da Divina Misericórdia foi instituído pelo Papa João Paulo II, que proclamou que se celebre esta solenidade a cada ano durante o segundo domingo de Páscoa. Foi justamente em honra a Jesus Misericordioso que o Beato João Paulo II abençoou e dedicou a Igreja do Santo Espírito em Saxia, onde hoje a imagem do Senhor da Misericórdia é venerada.
No Santuário também existe uma capela dedicada ao Beato Papa e se encontra o relicário de Sor Faustina Kowalska, “Apóstola da Divina Misericórdia”, utilizado no dia de sua canonização.
Foto: Sonia Trujillo |
Gaudium Press / Sonia Trujillo
Traduzido por Emílio Portugal Coutinho
Deixe seu comentário