Gaudium news > Bispo de Córdoba comenta Cristóbal de Santa Catalina, novo Beato espanhol

Bispo de Córdoba comenta Cristóbal de Santa Catalina, novo Beato espanhol

Madrid (Sexta-feira, 05-04-2013, Gaudium Press) No próximo domingo, dia 7 de abril, quando se comemora a Divina Misericórdia, na Catedral de Córdoba, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Ángelo Amato, beatificará o Padre Cristóbal de Santa Catalina, fundador da obra de Jesus Nazareno.beato_cristobal.jpg

Em uma carta, o Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demétrio Fernández, incentiva os fiéis a imitar o serviço caridoso para com os pobres que ensinou o Padre Cristóbal durante toda sua vida religiosa: “No Ano da Fé, o testemunho do novo Beato é uma demonstração eloquente de como a Fé pode ser vista na caridade (…). A caridade vivida até o extremo é a melhor prova de que Deus deslumbrou o coração deste homem. (…)Haveria sido impossível dar-se até o extremo, se não houvesse uma Fé firme e bem nutrida na oração e na penitencia. A fé e o amor necessitam-se mutuamente”.

“Cristóbal buscava a Deus, buscava sua misericórdia e ficou saciado em sua etapa (de vida) no deserto: oração contínua, penitências e jejuns abundantes, desejo de seguir a Cristo em sua dolorosa paixão até identificar-se plenamente com Ele”.

Quando voltou a viver na cidade, “comoveu-o as misérias de seus contemporâneos, particularmente as das mulheres maltratadas e as meninas” e ele ‘tornou-se mais misericordioso ainda, capaz de compartilhar o sofrimento alheio aliviando-o com o bálsamo da caridade cristã, como o bom samaritano”.

Outros se juntaram a ele para ajudar seu trabalho no Hospital de Jesus Nazareno de Córdoba. Primeiramente vieram homens e, depois, vieram as mulheres que prolongaram sua obra até hoje: as Irmãs Hospitalárias de Jesus Nazareno Franciscanas.

Padre Cristóbal, nasceu em Mérida, Espanha, no ano de 1638 e faleceu em Córdoba no ano de 1690. Sua obra estendeu-se por toda a Espaha e pela América Latina.

“Teve uma vida impressionante, que a Igreja propõe como exemplo de santidade para todo cristão”, afirmou Dom Demétrio Fernandez, Bispo de Córdoba, antes de finalizar rezando:

“Beato Cristóbal, rogai por nós, para alcançarmos de Deus o dom da oração, de uma vida penitente e o dom imenso de uma caridade sem limites.”(JS)

Com informações ACI

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas