Cardeal colombiano aceita mais um mandato de Uribe, desde que não seja candidato em 2010
Bogotá (Quarta, 27-05-2009, Gaudium Press) O cardeal Pedro Rubiano disse ontem que não há problemas em uma nova eleição do atual presidente Álvaro Uribe, desde que outra pessoa assuma a presidência da Colômbia no pleito do ano que vem.
“Nos dois mandatos (Uribe) esteve muito bem, mas em um terceiro não o deixariam governar. Ele iria se ater mais a lutar contra os obstáculos impostos pela oposição do que a realizar projetos que o país precisa”, disse o monsenhor.
Álvaro Uribe se tornou presidente da Colômbia pela primeira vez em 2002 e, por meio de uma reforma constitucional, conseguiu se candidatar à reeleição em 2006, quando ganhou novamente a disputa.
Há dias o presidente disse que uma nova reeleição seria ‘inconveniente’ e que ‘o país tem líderes muito bons’, mas a base governista conseguiu levar ao congresso a proposta de um referendo sobre uma segunda reeleição de Uribe.
Uma recente pesquisa diz que 59% dos colombianos votariam em um eventual referendo sobre uma nova reeleição de Uribe e que 84% destes eleitores votariam a favor da proposta.
Reeleição indefinida
Em entrevista ao diário colombiano El Tiempo em março, o presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Ruben Salazar, também se posicionou contra uma nova reeleição do presidente.
“Estas reformas que permitem reeleições são inconvenientes. Isso é muito perigoso”, disse o religioso à época. “Temos um regime muito forte e não é conveniente uma reeleição indefinida”.
Deixe seu comentário