Gaudium news > Diocese de Criciúma (SC) apresenta logomarca alusiva aos seus 15 anos de criação

Diocese de Criciúma (SC) apresenta logomarca alusiva aos seus 15 anos de criação

Criciúma (Quarta-Feira, 27/03/2013, Gaudium Press) A diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, promove hoje, dia 27 de março, às 19h30min, a Missa do Crisma, também chamada Missa dos Santos Óleos, na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, no município de Sombrio. A cerimônia marcará o momento em que a Igreja realiza a Benção dos Óleos dos Enfermos e do Batismo, a Consagração do Óleo do Crisma e a Renovação das Promessas Sacerdotais. Além disso, haverá ainda a apresentação da logomarca alusiva aos 15 anos de criação (27 de maio) e instalação (15 de agosto) da diocese catarinense.

vela dos 15 anos.jpg

A escolha de a celebração ser feita na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, visto que todos os anos ela é realizada de forma itinerante, se dá pelo fato de que no próximo dia 31 de maio, a paróquia estará completando o seu Jubileu de Brilhante, isto é, 75 anos de fundação. Segundo os organizadores, são esperadas mais de 2 mil pessoas para a santa missa. Mais de 60 padres diocesanos e religiosos, na presença de leigos representantes de todas as 30 paróquias e santuário diocesano, constituirão juntos a “Missa da Unidade Diocesana”.

Um dos momentos especiais do evento acontecerá durante a procissão de entrada da santa missa, onde será trazido até o altar o banner com a logomarca alusiva aos 15 anos de criação e instalação da diocese de Criciúma. Além do símbolo dos 15 anos, a assembleia e o presbitério acolherão também a cruz utilizada na celebração do Dia Nacional da Juventude, recordando a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude; o banner com o símbolo dos 75 anos da Paróquia de Sombrio e o cartaz da Campanha da Fraternidade, que tem por tema a Juventude.

Com relação à logomarca dos 15 anos da diocese catarinense, o próprio autor do desenho, o mestre em Teologia com especialização em Liturgia, Arte e Espaço Sagrado, padre Bento Aílton Zilli explicou que o chão, representado na linha curva do logo, parte da pátria onde estão, no chão diocesano e toda a sua realidade. Neste chão, a cruz está fincada, como sinal da ação evangelizadora, da fé que na região é plantada e vivida e da salvação que é anunciada por tantos serviços pastorais.

Ele continua enfatizando que a haste da cruz segue formando o número um, que junto ao número cinco forma um caminho representando os 15 anos de caminhada da diocese. O sol no horizonte, formado com os símbolos da logomarca da diocese, convida à vida em comunidade, em busca da santidade na luz do Deus Trindade que guia a todos em sua mística eclesial.

Outra etapa marcante da celebração será realizada após comunhão eucarística, quando acontecerá a entrega das caixinhas com os Santos Óleos às paróquias e todo o povo reunido junto aos padres acolherá a vela que simbolizará os 15 anos da diocese. A grande vela, de cor amarela, tem 70 centímetros de altura e foi confeccionada a base de parafina com entalhes em madeira, aplicações de tinta e pedrinhas de strass nos raios do sol, estas últimas, totalizam um número de 31: a mesma quantidade de paróquias existentes em Criciúma.

Logo em seguida, o símbolo, que também recorda o Ano da Fé, será aceso pelo bispo diocesano dom Jacinto Inácio Flach e réplicas menores da vela serão entregues a cada uma das paróquias, que futuramente entregarão outras pequenas velas às suas comunidades.

Diocese de Criciúma

A Diocese de Criciúma foi criada pelo Papa João Paulo II no dia 27 de maio de 1998, através da bula papal “Sollicitus de Spirituali Bono” (Solícito pelo Bem Espiritual dos Seus Fieis) e instalada oficialmente no dia 15 de agosto de 1998. Tendo São José por padroeiro, compreende atualmente 06 comarcas, que congregam um total de 30 paróquias, 01 santuário diocesano e 541 comunidades.

Igreja de Padua em Sombrio.jpg

Teve por seu primeiro bispo, quando de sua criação, Dom Paulo Antonio De Conto. Com sua transferência, em 2008, assumiu como Administrador Diocesano, padre Wilson Buss. Desde 16 de setembro de 2009, sob anunciatura do Papa Bento XVI, a diocese está sob a missão de Dom Jacinto Inacio Flach, cuja posse se deu no dia 13 de novembro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Anuncio-vos a misericórdia do Senhor”.

Paróquia Santo Antônio de Pádua de Sombrio

A criação da paróquia se deu no ano de 1938, por influência de padre João Adão Reitz, eleito o primeiro vigário de Sombrio. Já em 1940, o sacerdote arquitetou a construção da nova matriz. Padre João tinha 36 anos naquela época.
Sede paroquial, a matriz até hoje é um dos mais belos monumentos de Santa Catarina. A torre central, com 50 metros de altura, é um marco na cidade. O estilo gótico e as pinturas internas são apreciadas por moradores e visitantes e contribuem para a beleza deste templo.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas