Gaudium news > Via Sacra no Coliseu recordará os sofrimentos dos cristãos do Oriente Médio

Via Sacra no Coliseu recordará os sofrimentos dos cristãos do Oriente Médio

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 25-03-2013, Gaudium Press) No próximo dia 29, sexta-feira santa, às 21h15 (horário de Roma), o Papa Francisco presidirá a celebração da Via Sacra no Coliseu de Roma.

As reflexões da Via Sacra deste ano foram escritas, à pedido do agora Papa Emérito Bento XVI, por jovens libaneses sob a orientação do Patriarca de Antioquia dos maronitas, Cardeal Béchara Boutros Raï, e recordam os sofrimentos dos cristãos do Oriente Médio.

No texto, que foi publicado pela Libreria Editrice Vaticana, existem muitas alusões à exortação apostólica post-sinodal de Bento XVI “Ecclesia in Medio Oriente” e também muitas citações dos Santos do Oriente e da liturgia oriental. Na introdução da publicação se lê que o chamado para seguir a Deus “dirige-se a todos, em particular aos jovens e a quantos sofreram as divisões das guerras ou da injustiça e que lutam para ser, em meio de seus irmãos, sinais de esperança e agentes da paz”.

Na 12ª estação, que faz memória à morte de Nosso Senhor na Cruz, é apresentada uma oração por todos os que promovem o aborto e defendem a eutanásia, “para que se empenhem na edificação da civilização da vida e do amor”.

O Papa sempre pede a cada ano que um autor diferente prepare os textos das reflexões da Via Sacra que serão utilizados na celebração pelo pontífice e seguida por dezenas de milhares de fiéis com velas na mão no Vaticano.

As últimas meditações foram confiadas: ao Cardeal Angelo Comastri (2006), Arcipreste da Basílica de São Pedro; Cardeal Gianfranco Ravasi (2007), presidente do Conselho Pontifício para a Cultura; Cardeal Joseph Zen Ze-Kiun, Arcebispo de Hong Kong, (2008); Thomas Menamparampil, Arcebispo de Guwahati, Índia (2009); Cardeal Camillo Ruini, antigo vigário do Papa para a diocese de Roma (2010); irmã Maria Rita Piccione, presidente da Federação das Monjas Agostinianas (2011); Danilo e Anna Maria Zanzucchi, fundadores do movimento “Famílias Novas” (2012). (EPC)

Com informações da Ecclesia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas