A Semana Santa numa das maiores dioceses do mundo
São Paulo – (Quinta-feira, 21-03-2013, Gaudium Press) A capital do mais industrializado Estado brasileiro tem uma frase cunhada para criar na população a mentalidade de que a cidade precisa crescer, modernizar-se, agitar-se para encontrar prosperidade, progresso, riqueza, felicidade: São Paulo não pode parar!
Mas, a imensa urbe já vem dando mostras de que esse slogan a leva também a rincões e situações que a desencantam. E isso se mostra mais nitidamente por ocasião de comemorações religiosas que levam seus habitantes a caminhar por outros páramos, por picos mais elevados. E, para isso é preciso parar, pensar.
Em São Paulo, a Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa.
Entre os católicos, esta é a semana considerada como a mais importante do ano litúrgico. É a “semana maior”, quando são celebrados de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Catedral Metropolitana de São Paulo acaba de divulgar os horários das celebrações durante a Semana Santa, na Catedral da Sé. Há horários para celebrações e também para confissões e reconciliação pelo sacramento.
As celebrações do tríduo pascal serão presididas pelo Arcebispo Metropolitano, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
A programação e os horários foram divulgados para a imprensa também. (JS)
Dia 24 de março: Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
9h – Missa com bênção dos Ramos
11h – Missa e Procissão com bênção dos Ramos – Presidente: cardeal dom Odilo Pedro Scherer
17h – Missa com bênção dos Ramos
Dia 25, 26 e 27 de março:
Segunda, Terça e Quarta- feira Santa
12h e 18h – Missas
Das 9h às 11h e das 15h às 17h – Confissões
Dia 28 de março:
Quinta-feira Santa
9h – Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais – Presidente: cardeal dom Odilo Pedro Scherer, Bispo Auxiliar e Clero da Região Episcopal Sé
Tríduo Pascal
19h – Missa Vespertina da Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia – Presidente: cardeal dom Odilo Pedro Scherer (Após a missa haverá Adoração Eucarística)
Dia 29 de março:
Sexta-feira da Paixão do Senhor
Das 9h às 11h – Confissões
Das 9h às 12h – Adoração Eucarística
15h – Celebração da Paixão do Senhor (Coleta em favor dos Lugares Santos) Presidente: cardeal dom Odilo Pedro Scherer
18h – Procissão do Senhor morto e de Nossa Senhora das Dores
Dia 30 de março:
Sábado Santo
Das 9h às 11h – Confissões
19h – Solene Vigília Pascal- Presidente: cardeal dom Odilo Pedro Scherer
Dia 31 de março:
Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
Missas Solenes
9h – Presidente: Cônego Walter Caldeira, participação do Coral Capela Musical Arquidiocesana
11h – Presidente: cardeal dom Odilo Pedro Scherer, participação da Orquestra Sinfônica do SENAI e Coral Capela Musical Arquidiocesana
17h – Presidente: Pe. Luiz Eduardo P. Baronto, participação do Coral Sé. (JS)





Deixe seu comentário