Pastoral Vocacional de Florianópolis promove encontros para jovens
Florianópolis (Quarta-Feira, 20/03/2013, Gaudium Press) A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, em 2012 realizou quatro encontros do Grupo de Orientação Vocacional João Paulo II, que contou com a participação de 162 rapazes de diversas paróquias da região. Este ano, a pastoral ampliará esta experiência com a organização de um grupo para garotas: o Grupo Vocacional Madre Tereza de Calcutá.
De acordo com a coordenação da Pastoral Vocacional, os encontros destinam-se à adolescentes e jovens, com no mínimo 12 anos, que buscam fazer um caminho de discernimento vocacional. Trata-se de um acompanhamento espiritual, que abrange o âmbito das várias vocações (laical, matrimonial, sacerdotal, diaconal e religiosa).
Os grupos consistem em reunir os participantes, durante o período de quatro meses, para ajudá-los a ir em busca da própria vocação, acompanhados por uma equipe de apoio constituída por membros da Pastoral Vocacional e por formadores dos seminários arquidiocesanos. A atividade visa ainda oferecer uma experiência de aprofundamento da relação pessoal com Jesus Cristo e o conhecimento dos diversos caminhos para alcançar uma vida cristã madura.
No primeiro semestre os encontros ocorrerão em paróquias que acolherão os vocacionados das regiões Sul e Norte. Os grupos se reunirão nas seguintes datas: 07 de abril, das 08h30min às 16h, na Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista (Ponte do Imaruim), e no mesmo dia e horários na Paróquia São Sebastião (Balneário Camboriú), ambos para garotos e garotas; 01 de junho, das 08h30min às 16h, na Paróquia São Sebastião (Tijucas), e ainda na Paróquia Santo Antônio (Campinas), para garotos e garotas; 31 de agosto e 01 de setembro, no Seminário de Azambuja (Brusque), para garotos, e nos dias 15, 16 e 17 de novembro, também no Seminário de Azambuja, só para garotos.
Em certa ocasião, o próprio arcebispo metropolitano de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, em uma carta dirigida aos jovens, afirmou que esse projeto não é mais um curso nem uma nova etapa de catequese; nem sequer pretende dar soluções para todas as dúvidas da juventude. Segundo ele, é antes de tudo uma experiência de fé, em grupo, cuja finalidade é ajudar a buscar a vontade de Deus na própria vida, orientar a liberdade e a escolha do projeto de vida de cada jovem para servir ao projeto de Deus no mundo.
“Trata-se de uma busca séria e programada de modalidades pessoais através das quais cada um pode projetar e viver sua vida à luz do Evangelho. E o meio para alcançar essa finalidade é o discernimento espiritual, quer dizer, um exercício de atenção e escuta da Palavra de Deus e do Espírito Santo na história de cada um, em clima de recolhimento e oração”, destacou o prelado.
Mais informações com o padre Vânio da Silva, coordenador da Pastoral Vocacional, pelo telefone (48) 3234-4443 ou pelo e-mail pe.vanio@ig.com.br. Os encontros são gratuitos. (FB)
Deixe seu comentário