Santuário Nacional de Aparecida possui capela em honra a São José
Aparecida do Norte – São Paulo (Terça-feira, 19-03-2013, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida possui uma capela, próxima ao Altar Central, dedicada a São José, o guardião da Sagrada Família, esposo castíssimo de Nossa Senhora e pai adotivo do Menino Deus.
Cada detalhe da capela possui um significado especial, desde o piso até a cúpula.
O piso da capela possui desenhos de lírios que se abrem, simbolizando a pureza e a sabedoria. Uma grade em ferro batido representa a entrada do jardim, com lírios em ouro e a frase “Dominus Domum Joseph Concredidit” (O Senhor confiou a José a Sua casa).
Estrelas de Davi, pintadas no corredor central e na parte superior do painel principal, recordam que São José é descendente de Rei Davi.
Um painel de azulejos representa a passagem bíblica na qual São José é avisado pelo anjo de que Nossa Senhora concebeu por obra do Espírito Santo.
Na parte inferior, água e tamareiras indicam o oásis. São José tem um bastão que floresce, a raiz de Jessé renasce, e uma palmeira de tâmaras faz menção ao salmo: “O justo é como uma árvore plantada à beira das águas: dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha. Tudo o quanto fizer será bem sucedido”.
Pássaros recordam a oferta dos pobres no templo. A Sagrada Família e a Apresentação do Menino Jesus no templo são representadas por dois relevos.
Ornamentada em tons de ouro, a cúpula da Capela representa a luz, Cristo Luz, Pentecostes e a plenitude Pascal.
A base da cúpula forma um jardim de flores-de-lis, simbolizando a simbolizando da glória de Salomão e a Glória de Deus entre nós.
São José foi declarado padroeiro da Igreja católica em 1870, durante o Concílio Vaticano I, pelo Papa Pio IX. (EPC)
Com informações do Centro de Memória e Documentação do Santuário (CDM).
Deixe seu comentário