Arquidiocese de Curitiba celebra São José e marca início da novena em honra do Santo
Curitiba (Terça-Feira, 19/03/2013, Gaudium Press) Em união com toda a Igreja, a Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, celebra hoje, dia 19 de março, o santo pai nutrício de Jesus: São José. Para marcar a data, o arcebispo arquidiocesano, dom Moacyr José Vitti, celebrou uma santa missa, às 11h, em honra ao santo no Seminário São José. Também na paróquia São José do Capão Raso serão realizadas missas às 15h e às 19h.
Ainda hoje terá início a novena em honra a São José, celebrada todo o dia 19 de cada mês, a partir das 15h, no seminário, até o mês de novembro. O tema de hoje será “São José, Pai de Jesus”. Na sequência dos encontros, os assuntos abordados serão os seguintes: “São José, Esposo de Maria”; “São José, Chefe da Sagrada Família”; “São José Fiel”; “São José, Paciente”; “São José, Operário”; “São José, Protetor da Igreja”; “São José, Consolo dos Enfermos” e “São José, Intercessor dos Moribundos”.
O Seminário São José fica na BR 277 Curitiba – Ponta Grossa, número 4505 – km 99. Mais informações pelo telefone (41) 3285-4097. A Paróquia São José fica na Rua Largo Pe. Albino Vicco, número 32, no bairro Capão Raso. Mais detalhes através do telefone (41) 3027-1051.
Sobre São José
A Igreja faz um culto especial a esse santo, uma veneração, olhando para ele que foi escolhido por Deus para ser pai de Jesus. São José é um grande intercessor que temos diante de Jesus. Nunca tarda em nos ajudar a conseguir alguma graça que desejemos, desde que a peçamos com fé. Tudo o que sabemos de São José é o que nos conta a Sagrada Escritura: que era um homem justo, temente a Deus e aceitou dar sua vida para criar e educar Jesus, o filho de Deus.
José foi também um homem de fé e obediente. Quando o anjo do Senhor em sonho lhe revelou o mistério sobre a criança que Maria trazia no ventre, imediatamente e sem questionar ou preocupar-se, tomou-a como esposa. Ele tratava Jesus como seu próprio filho, a tal ponto que os habitantes de Nazaré repetiam constantemente em relação a Jesus “Não é ele o filho de José?” (Lc 4,22).
José teve uma morte linda, como muitos gostariam de ter, ao lado de Jesus e de Maria. Por isso é o “patrono da boa morte”.
Em 1870, no Concílio Vaticano I, o Papa Pio IX proclamou São José o pai da Igreja Católica.
São José é invocado em casos de doença, junto a agonizantes, em casos de dificuldades financeiras e pelas famílias. Na ladainha em sua honra é invocado como terror dos demônios. Mas não são só esses os casos em que é invocado. A sua intercessão é para qualquer situação como diz Santa Tereza D’ Ávila: “Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e encomendei-me muito a ele… Causa espanto as grandes mercês que Deus me fez por meio desse bem aventurado Santo, dos perigos que me livrou tanto do corpo como da alma”. (FB)
Deixe seu comentário