Presidente da Academia “Pro vita” publica livro sobre a identidade europeia
Cidade do Vaticano (Segunda, 25-05-2009, Gaudium Press) Foi realizada na última sexta-feira, na Pontifícia Universidade Lateranese, a apresentação do livro “Identità dissolta. Il cristianesimo. Lingua madre dell’Europa” (Identidade desfeita. O Cristianismo. Língua mãe da Europa), nova obra do monsenhor Rino Fisichella, presidente da Pontifícia Academia “Pro Vita”, do Vaticano, e reitor da Universidade Lateranese.
Monsenhor Fisichella dedicou o seu 28° livro ao papel do cristianismo na construção da Europa nos últimos dois mil anos de sua história. O autor evidencia exemplos históricos e citações bíblicas, indicando saídas para a atual crise de identidade pela qual passa o continente. Traça o caminho das principais etapas através das quais a Igreja ensinou, ao longo desse tempo, como criar uma comunidade por meio de um código ético e ideal.
O prelado também ressalta no livro que é preciso “reviver conceitos fundamentais e significativos” do pensamento europeu, tais como “razão”, “liberdade”, “laicidade”, “igualdade”, “integração”. As posições contidas no livro são uma voz da Igreja, e, segundo articulistas, vai ajudar a revelar a opinião eclesiástica sobre temas éticos e sobre como alcançar uma real unificação europeia. O livro, de 137 páginas, é publicado pelo Gruppo Mondadori.
Deixe seu comentário