Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam a Curitiba, no Paraná
Curitiba (Sexta-Feira, 22/02/2013, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá neste final de semana o Bote Fé, evento de acolhida da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O momento principal será realizado na Praça N. Sra. da Salette, no dia 23 de fevereiro, no Centro Cívico, a partir das 9h, mas a peregrinação segue até o dia 26, terça-feira, em outros locais da cidade.
A programação pensada para contemplar momentos de celebração, formação e solidariedade, inclui shows com cantores populares católicos, atividades esportivas, espaços para comunidades terapêuticas de combate anti-drogas, doação de sangue em parceria com bancos de sangue da cidade e outras atrações. A proposta é promover um grande encontro de multidão para marcar a chegada dos símbolos em diversos ambientes e aproveitar a oportunidade para oferecer a reflexão sobre a realidade juvenil em diferentes meios.
No dia 23, das 9h às 21h20min, haverá celebração de acolhida dos símbolos com a participação das seguintes bandas locais e nacionais: padre Reginaldo Manzotti, Rafael Jesus, Márcio Cruz, Estância Divina, Abner Santos, Ziza Fernandes, Adoração e Vida, Banda Dominus e Missionário Shalom. Dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba, presidirá a santa missa das 15h, no palco central do evento. Às 21h30min, os símbolos seguirão em procissão até a Catedral Basílica. Da meia-noite até o dia seguinte será realizada uma vigília pelos jovens das novas comunidades e movimentos juvenis.
No domingo, dia 24 de fevereiro, das 7h às 13h, haverá um momento especial da Comunidade da Eparquia Ucraniano-Católica São João Batista, com Divina Liturgia, danças folclóricas e shows. Às 14h, os símbolos da JMJ estarão no Parque Barigui para uma tarde de missão jovem, realizada pelos jovens da arquidiocese. Em seguida, a partir das 18h, acontecerá uma peregrinação para Colombo (Vila Zumbi) e vigília durante toda a noite. A organização deste momento estará a cargo dos jovens da Pastoral da Juventude e jovens ligados às congregações religiosas da região.
Já na segunda-feira, dia 25, às 5h, os símbolos sairão da Vila Zumbi em direção a Almirante Tamandaré. Às 8h, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora serão levados a Campo Largo, onde serão apresentados para adolescentes em situação de risco, no bairro Mercês. Na sequência, às 11h, haverá uma atividade dos jovens na Matriz Nossa Senhora da Piedade, encerrando-se com uma missa. Às 13h, os símbolos irão rumo a Curitiba.
Na capital paranaense os símbolos ficarão expostos no Colégio Marista para atividade com estudantes, a partir das 14h. Depois, eles peregrinarão para a Pontifícia Univeridade Católica do Paraná (PUCPR). À noite, as 21h30min, haverá uma caminhada pelo Centro da cidade até a Praça Rui Barbosa para atividade com moradores de ruas. Logo após, às 23h, será realizada uma vigília na paróquia Bom Jesus.
No último dia de visita, 26 de fevereiro, os símbolos sairão às 7h da Paróquia Bom Jesus em direção ao Sítio Cercado. Às 8h, a cruz e o ícone visitarão a Casa do Servo Sofredor para atividades com jovens dependentes químicos. Em seguida, eles partirão para o seminário São José, de Órleans, onde acontecerá um momento com jovens vocacionados, seminaristas, formandas religiosas e demais membros das casas de formação de Curitiba. A missa de despecidad dos símbolos será realizada às 13h30min, no Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio. Dom Moacyr presidirá a celebração.
Peregrinação
Durante o Ano Santo comemorativo dos 1950 anos da Redenção, proclamado de 25 de março de 1.983 a 22 de abril de 1.984, uma grande cruz de madeira de 3,8m de altura, foi colocada ao lado do Altar Mor da Basílica de São Pedro, em Roma. Este foi o principal símbolo do Jubileu proclamado pelo Papa. Ao final deste ano, como milhares de jovens recorreram à celebração do Domingo de Ramos, o Santo Padre, o Bem Aventurado João Paulo II, decidiu entregar esta cruz à juventude do mundo para que percorresse diferentes países como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Em Dezembro de 1985, com o anúncio da Primeira Jornada Mundial da Juventude para 1986, a Cruz passou a acompanhar estes eventos e tornou-se seu principal símbolo.
O Ícone de Nossa Senhora foi dado de presente aos jovens pelo mesmo Santo Padre, em 2003, durante a Jornada Mundial da Juventude, para acompanhar as Jornadas, junto com a Cruz como sinal da presença materna de Maria. Desde então, o ícone – uma cópia fiel de um antiquíssimo ícone encontrado na Basílica de Santa Maria Maior – tem acompanhado a Cruz em suas peregrinações.
A Jornada Mundial da Juventude deste ano acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento deverá reunir mais de 2,5 milhões de jovens do mundo todo. (FB/JS)
Deixe seu comentário