Gaudium news > Pastoral Catequética de Sapiranga (RS) promove encontro de formação para catequistas

Pastoral Catequética de Sapiranga (RS) promove encontro de formação para catequistas

Sapiranga (Quarta-Feira, 20/02/2013, Gaudium Press) A Pastoral Catequética da Paróquia São Luiz Gonzaga de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, promoveu durante o carnaval um encontro de formação de catequistas, reunindo 56 participantes. Em sua segunda edição, o evento trouxe como foco o Ano da Fé, a partir da análise do documento Porta Fidei.

catequese.jpg

Segundo os organizadores, o encontro teve como objetivo promover a integração entre capelas e matriz e refletir sobre o papel do catequista na formação dos jovens cristãos católicos. Também discutiu sobre dinâmicas a serem desenvolvidas com os catequizandos nos encontros de catequese, proporcionando momentos, para que o missionário catequético pudesse fortalecer e aumentar sua fé enriquecendo sua vivência na Igreja.

Em cada noite do evento houve reflexões específicas, orientadas por convidados. A introdução ao Porta Fidei foi abordada pelo pároco, padre Calir Rossa. Na sequência, o seminarista Alexsandro L. da Silva, do 2º ano de Teologia, trabalhou “A missão dos Catequistas”. Padre Rossa refletiu também sobre a participação na missa e ainda houve espaço para o esclarecimento de dúvidas.
Já na penúltima noite de atividades o ministro Valdemar da Silva trabalhou a temática da oração do Creio na catequese. A discussão em grupos e relatos dos educadores da fé marcou o encerramento do encontro.

De acordo com a coordenadora da Pastoral Catequética, Arlete Beatriz da Silveira, o projeto é visto com otimismo, já que está tendo uma resposta positiva. Segundo Arlete, a meta é servir para abastecer os catequistas de ideias e sugestões práticas. Para ele, outra importante contribuição é o fortalecimento da fé e direcionamento da vivência cristã.

A Catequese

O ensino catequético apresenta um caminho para o aprendizado. Porém, é necessária uma pedagogia muito bem elaborada que traga realmente uma motivação às crianças e jovens com o objetivo de resgatar valores morais, familiares e religiosos que hoje se mostram tão obsoletos em nossa sociedade. Nesse sentido, a catequese deve ser vista como base para inserção à vida espiritual e social, visando uma formação abrangente, que leve em conta não só o ensino teológico, mas o processo de desenvolvimento de cada um.

Quanto mais amplo for o processo formativo, maior será o benefício a nível cognitivo. E este se revela como sendo uma função primordial na formação de conceitos e na construção de uma mentalidade. Assim, as diferenças poderão ser superadas quando as crianças e jovens entenderem que na esfera cristã não somos concorrentes, somos irmãos.

Porta Fidei

A Carta Apostólica Porta Fidei – A Porta da Fé – , assinada pelo Papa Bento XVI no dia 11 de outubro, e divulgada no dia 17 de outubro, proclama o Ano da Fé. “A Porta da Fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma”, indicou o Santo Padre no início do texto. “Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”, acrescentou o Pontífice. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas