Dom Orani abençoa o Campus Fidei, um dos palcos da JMJ Rio 2013
Rio de Janeiro (Quarta-feira, 20-02-2013, Gaudium Press) Na tarde da última terça-feira, 19, o Arcebispo do Rio de Janeiro epresidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, foi até Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, para abençoar o local onde serão realizados alguns dos Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
“Em cinco meses esse campo, que no momento está vazio, estará repleto de jovens cheios de ideais de vida, de justiça, de valores. E que depois voltarão para seus países com o coração cheio da graça de Deus e que eles possam ser arautos de uma nova vida, de um novo tempo”, declarou Dom Orani.
O Arcebispo do Rio de Janeiro havia visitado o local, batizado de”Campus Fidei” (Campo da Fé), no domingo, 10, e aproveitou a ocasião para incentivar a comunidade da Paróquia São Pedro Apóstolo, que está inserida na região onde ocorrerão as atividades da JMJ em Guaratiba.
Dom Paulo Cezar Costa, diretor Administrativo da JMJ Rio2013, manifestou sua emoção por estar presente na benção do local. “A imagem que me veio ao coração quando cheguei aqui hoje e vi o início das obras foi a imagem de Moisés ao ver a terra prometida. Deus nos reservou este local para que fosse a vigília e a missa de envio”.
O padre Marcos Vinícius, da Paróquia São Pedro Apóstolo na região de Guaratiba, afirmou que o local está aberto a todos que quiserem conhecer o espaço que receberá os peregrinos e o Papa na JMJ Rio2013.
“Eu e minha comunidade sabemos que o evento é de toda a Igreja, mas como célula dela, celebrar esta Jornada também aqui é de fato uma alegria para nós. Ver as obras começarem então, é ver a Jornada se formando”, concluiu.
“Presenciamos hoje um momento muito importante, porque é a confirmação concreta de que estamos fazendo uma Jornada. Estamos preparando o terreno. Literalmente falando, nós estamos preparando o terreno para que aconteça esse grande encontro da juventude com o Santo Padre. E aconteça numa região que, durante muito tempo foi esquecida. Isso é bom lembrar. Essa preocupação do arcebispo em valorizar essa região toda aqui de Guaratiba, Santa Cruz. Esperamos que essa grande multidão que se aproxima, se beneficie e daqui saia mundo afora, mostrando o que significa ser discípulo de Jesus Cristo” afirmou o Padre Marcos William Bernardo, Vigário Episcopal para Comunicação Social e diretor de Atos Culturais.
A bênção
A celebração da bênção começou e terminou com o Hino da Jornada Mundial da Juventude.
Às 16h o Arcebispo abencoou a terra e a cruz feita de madeira do próprio terreno. A cruz foi colocada como recordação dos ícones da Jornada que estão percorrendo o país.
Dom Orani declarou ser obra da “providência divina” o fato do Campus Fidei ser na região onde fica a Paróquia São Pedro. (EPC)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário