Arquidiocese de Maringá espera Cruz peregrina e Ícone de Nossa Senhora
Maringá (Quarta-Feira, 06/02/2013, Gaudium Press) A Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, realizará nos dias 9 e 10 de fevereiro o Bote Fé, evento que acolhe a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora – símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Durante todo este mês, os símbolos da JMJ estarão percorrendo todas as cidades do Estado.
A programação terá início às 15h do dia 9, quando os símbolos sairão em peregrinação por entidades assistenciais da cidade paranaense. À noite, a partir das 20h, dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá, presidirá uma celebração eucarística na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. Logo após, será realizada uma Via Sacra em torno da igreja. Uma passeata pela avenida Tiradentes está prevista para às 23h.
Depois da caminhada, a partir da meia-noite, terá início uma vigília conduzida pelas Regiões Pastorais da Arquidiocese que vai perdurar durante toda a madrugada. Já na manhã do dia 10, às 8h, os símbolos continuarão a peregrinação pelas entidades e retornarão para a Catedral para atividades externas.
No turno da tarde, às 16h será realizada mais uma missa, celebrada por Dom Anuar. Após a celebração, haverá shows de artistas católicos na Praça da Catedral. Entre as atrações, está a banda Capella.
O encerramento do evento está programado para às 22h30min.
A Cruz
A Cruz de Madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica próximo ao altar principal da Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (1983 a 1984). O símbolo ficou conhecido por diversos nomes. Muitos a denominaram de “Cruz dos Jovens” porque ela foi entregue a juventude pelo Papa João Paulo II que pediu aos jovens que levassem a cruz por todo o mundo.
Em 1994, a cruz ganhou um novo compromisso que, atualmente, já é uma tradição. Ela percorre as dioceses do país sede de cada Jornada Mundial da Juventude, como meio de preparação espiritual para o evento. É a primeira vez que o Brasil recebe a JMJ.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o papa João Paulo II confiou aos jovens mais um símbolo para percorrer o mundo juntamente com a Cruz peregrina. O Ícone de Nossa Senhora é uma cópia contemporânea de um sagrado e antigo ícone encontrado na primeira e maior basílica Santa Maria Maior, no Ocidente.
Preparação
Em preparação a Jornada Mundial da Juventude, jovens católicos realizaram a ação evangelizadora “Rio que Cresce Entre Nós na Arquidiocese de Maringá. O projeto foi uma iniciativa do Regional Sul II da CNBB e envolveu jovens de praticamente todas as 56 paróquias em uma experiência missionária que também arrecadou fundos para as despesas com a JMJ. No Paraná, o projeto envolveu as 18 dioceses do regional e, também a Eparquia São João Batista (Rito Ucraniano).
Além das atividades a nível arquidiocesano, as paróquias também estão se mobilizando. Encontros, formações, retiros, campanhas, rifas e até festas estão sendo organizadas pela juventude para, além de arrecadar fundos para a JMJ, divulgar o maior encontro de jovens católicos do mundo, que ocorrerá entre os dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. (FB/JS)
Deixe seu comentário