Jubileu de ouro da Paróquia Santo Inácio, de São Leopoldo (RS)
São Leopoldo (Quarta-Feira, 06/02/2013, Gaudium Press) A Paróquia Santo Inácio de Loyola, da cidade de São Leopoldo, no Estado do Rio Grande do Sul, estará comemorando no dia 24 de fevereiro o seu Jubileu de Ouro. São 50 anos de vida, caminhada de fé e de amor ao serviço do Reino de Deus. Criada em dezembro de 1962, a paróquia teve a sua instalação no dia 24 de fevereiro de 1963, quando foi desmembrada da Igreja Matriz Imaculada Conceição.
Para celebrar o Jubileu foi organizada uma programação especial na região, com a visita da Imagem de Santo Inácio de Loyola a todas as comunidades. No dia de sua instalação, 24 de fevereiro, será realizada uma celebração eucarística em ação de graças, às 9h30min, na Igreja Matriz da cidade gaúcha.
A paróquia fica localizada na Rua da Estação, número 270, no Rio dos Sinos, em São Leopoldo.
História da paróquia
Desde a sua criação até os dias de hoje, a paróquia Santo Inácio sempre enfrentou dificuldades financeiras, porém com muitas lutas e sacrifícios para levar a diante seu trabalho de evangelização. Sem contar, que o povo da comunidade sempre manteve o espírito fervoroso de fé e de luta para conquistar o melhor. E o que começou a fermentar essa caminhada foram as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base).
O padre Orestes Stragliotto foi um dos responsáveis pela construção dos diques que ficam ao longo das margens do Rio dos Sinos, que livram a comunidade das enchentes. Além disso, conseguiu muitos projetos de entidades locais para construir e formar as comunidades. A paróquia chegou a ter 23 comunidades, hoje ela tem oito e mais alguns locais de celebração. Dela surgiram duas novas paróquias: São Jorge (2005) e São João Batista (2009).
A igreja foi administrada pelos seguintes padres: Armando Giehl, Arno Backes, Laerte Oliveira, Roque Bran, Antonio Calsing, Orestes Stragliotto, Ramiro Mincato, Ireneo Massoco, Lúcio Foerster, Raimundo Mendes de Freitas e Roque Klafke, que desde o dia 8 de fevereiro está a serviço desta Igreja. A paróquia tem como característica marcante a participação nas missões. Nos bairros, houve crescimento e desenvolvimento econômico e social com a existência do trem, com duas estações no diretório da igreja.
Vale registrar que, no decorrer destes 50 anos de história, foram feitas reformas e melhorias na Igreja Matriz e na casa paroquial, além de ter sido construído um novo salão paroquial. Tudo isso graças à generosidade dos fiéis, do conselho paroquial, dos setores pastorais e de diversos colaboradores. (FB/JS)





Deixe seu comentário