Arquidiocese de Maringá prepara-se para o Bote Fé
Maringá – Paraná (Sexta-feira, 01-02-2013, Gaudium Press) Durante este mês de fevereiro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) percorrerão todas as dioceses do Paraná. A visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora faz parte do Bote Fé Maringá que será realizado entre os dias 9 e 10 de fevereiro.
Os símbolos serão acolhidos às 15h do dia 9, nas proximidades do Shopping Catuaí, e vão sair em Peregrinação por entidades assistenciais da cidade. Às 20h, na Catedral, haverá uma Santa Missa celebrada por Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá e ao final da Celebração será realizada uma Via Sacra em torno da Igreja. Uma passeata pela Avenida Tiradentes está programada para as 23h.
Uma vigília será iniciada à meia-noite e vai perdurar durante toda a madrugada. Às 8h do dia 10, os Símbolos continuarão a peregrinar pelas entidades e às 16h Dom Anuar presidirá uma missa.
A Cruz
A Cruz de Madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da Fé Católica próximo ao altar principal da Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (1983 a 1984). O símbolo ficou conhecido por diversos nomes. Muitos a denominaram de “Cruz dos Jovens” porque ela foi entregue a juventude pelo Papa João Paulo II que pediu aos jovens que levassem a Cruz por todo o mundo.
Em 1994, a Cruz ganhou um novo compromisso que, atualmente, já é uma tradição. Ela percorre as dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como meio de preparação espiritual para o evento. É a primeira vez que o Brasil recebe a Jornada Mundial da Juventude.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o Papa João Paulo II confiou aos jovens mais um símbolo para percorrer o mundo juntamente com a Cruz da JMJ. O Ícone de Nossa Senhora é uma cópia contemporânea de um sagrado e antigo ícone encontrado na primeira e maior Basílica Santa Maria Maior, no Ocidente.
Preparação
Em preparação a Jornada Mundial da Juventude, jovens católicos realizaram a ação evangelizadora “Rio que Cresce Entre Nós na Arquidiocese de Maringá. O projeto foi uma iniciativa do Regional Sul II da CNBB e envolveu jovens de praticamente todas as 56 paróquias em uma experiência missionária que também arrecadou fundos para as despesas com a JMJ. No Paraná, o projeto envolveu as 18 dioceses do regional e, também a Eparquia São João Batista (Rito Ucraniano).
Em julho do ano passado, a Arquidiocese promoveu o Bote Fé na Vida em preparação a Jornada Mundial da Juventude deste ano. O evento ocorreu na tarde do dia 22 e marcou a contagem regressiva para o início da JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Além das atividades a nível arquidiocesano, as paróquias também estão se mobilizando. Encontros, formações, retiros, campanhas, rifas e até festas estão sendo organizadas pela juventude para, além de arrecadar fundos para a JMJ, divulgar o maior encontro de jovens católicos do mundo. (EPC)
Deixe seu comentário