“Fraternidade Arca de Maria” instala-se na Arquidiocese de Porto Alegre
Porto Alegre (Quinta-Feira, 31/01/2013, Gaudium Press) A partir deste ano, a ordem religiosa Fraternidade Arca de Maria se instala em definitivo na Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Na manhã da última quarta-feira, dia 30 de janeiro, quatro religiosas da ordem foram recebidas em audiência pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings.
O Rio Grande do Sul é o sexto Estado brasileiro a receber religiosas da fraternidade.
A visita marcou a acolhida da arquidiocese gaúcha à ordem, que tem como carisma/missão “a vivência e a propagação da total consagração a Santíssima Virgem, a santa escravidão de amor, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort”.
Em Porto Alegre, a comunidade está inserida na área da Paróquia São José do Sarandi. O grupo começou a chegar em 2012 e foi completada no início deste ano. Ao todo, sete religiosas compõem a comunidade na capital gaúcha.
Também presente nos Estados de Goiás, Minais Gerais, São Paulo, Pernambuco e Bahia, a Fraternidade Arca de Maria reúne irmãos, irmãs e leigos consagrados para a vivência da consagração com base na adoração ao Santíssimo, na missão evangelizadora, no acolhimento e cuidado dos pobres e doentes abandonados.
Missão evangelizadora
O caráter missionário da comunidade está a serviço da Igreja e concretiza-se no anúncio da pessoa, vida e doutrina de Jesus Cristo Nosso Senhor às famílias, aos jovens, às crianças, enfim, a todas as pessoas, nos diferentes grupos. Isto a fraternidade faz através de palestras, encontros, retiros, missões populares, cenáculos e catequese, também com o auxílio dos meios de comunicação como jornal, internet, rádio e TV.
Acolhimento aos pobres e doentes abandonados
Como instituição religiosa e a exemplo da Igreja, comprometida com o próximo e a causa social, a ordem desenvolve um trabalho de acolhimento e assistência junto aos irmãos de rua, doentes abandonados e necessitados. Esse acolhimento é feito sem distinção de etnia, cor, condição social ou credo religioso.
A pastoral de rua é um ramo do apostolado feito pelos irmãos e irmãs religiosos, pelos leigos consagrados e por leigos que acompanham este trabalho. Estes percorrem as ruas da cidade levando alimento material e espiritual aos irmãos pobres, abandonados nas ruas. Todos aqueles que desejam sair da rua são conduzidos às nossas casas para se alimentarem, vestirem e receberem encaminhamento médico, caso seja necessário. (FB Aqueles que necessitam de algum tratamento e cuidado especial, como auxílio para higiene pessoal, alimentação e locomoção, são assistidos pelos religiosos. (FB/JS)
Deixe seu comentário