Gaudium news > Escola de Teologia para Leigos de Maringá realiza maior formatura da história da instituição

Escola de Teologia para Leigos de Maringá realiza maior formatura da história da instituição

Maringá (Quinta-Feira, 31/01/2013, Gaudium Press) A Escola de Teologia para Cristãos Leigos de Maringá, no Estado do Paraná, desde o seu começo em 1998, já formou cerca de 150 alunos. Somente no mês de dezembro passado, ocorreu a maior formatura na história da escola: 98 alunos, que conseguiram a concretizar a etapa final do curso, que tem duração de três anos.

escola_teologia1.jpg

Na missa de celebração pela conclusão do curso, presidida por dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá, o clima que tomou conta dos alunos foi de alegria, realização e a certeza de que os anos de formação foram muitos bem aproveitados, Para dom Anuar, agora os formandos se tornam multiplicadores da Boa Nova do Evangelho e estão mais preparados para enfrentar os desafios enquanto cristãos e membros da Igreja.

Durante a cerimônia, o arcebispo aproveitou o momento para convidar os formandos para serem professores no novo projeto que será desenvolvido pela arquidiocese a partir de abril do ano que vem: a Escola Teológica nas paróquias. Após a santa missa os alunos, professores e familiares foram recepcionados no salão da paróquia Santo Antônio de Pádua, local onde ocorreu a colação de grau.

Escola de Teologia para Cristãos Leigos

Quando a escola surgiu, em agosto de 1998, havia uma inquietação quanto ao modo de levar a mensagem do Evangelho de forma mais atraente para os homens e mulheres dentro da Igreja, o que só seria possível se essa mensagem fosse autêntica e fiel à doutrina, respondesse às grandes interrogações do mundo de hoje e mostrasse credibilidade, mediante um anúncio fundamentado na vivência e testemunho de vida (RNM N° 91).

Foi então que um grupo de padres e leigos se uniram, formaram uma equipe de diretoria, e estabeleceram diretrizes para viabilizar a realização do curso, que tem como objetivo oferecer elementos que desenvolvam um entendimento na área doutrinal com vista a dar segurança aos cristãos leigos na missão evangelizadora, ajudar os cristãos leigos na interpretação dos sinais dos tempos numa ótica evangélica e capacitar as lideranças para um serviço pastoral concreto na comunidade.

Para participar é necessário que a pessoa esteja engajada ou queira engajar-se em alguma pastoral, movimento, organismo ou serviço da sua paróquia, bem como ter condições de repassar os conhecimentos adquiridos aos grupos, equipes ou movimentos populares. Também é preciso ter o segundo grau completo ou ter condições de acompanhar com facilidade as leituras indicadas.

A carga horária é de 420 horas/aula. O compromisso do aluno é de frequentar no mínimo 75% das aulas por disciplina e apresentar os trabalhos solicitados pelos professores. As aulas são realizadas todas as quintas-feiras, das 19h30min às 22h30min, nas dependências do CEPA (Centro de Pastoral da Arquidiocese de Maringá). A partir desse ano, os formandos receberão um certificado emitido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia de Belo Horizonte para reconhecimento de Curso de extensão. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas