Veranópolis (RS) realiza 71ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes
Veranópolis (Quinta-Feira, 31/01/2013, Gaudium Press) O município de Veranópolis, pertencente à diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, se prepara para celebrar a 71ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, que este ano terá como tema “Com Maria, a porta da fé se abre à humanidade”. A novena preparatória acontecerá de 2 a 10 de fevereiro, sempre às 20h.
| Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis |
Na primeira noite da novena, o tema a ser abordado será “Maria, Mãe da Fé, e o pregador o frei Cleonir Paulo Dalbosco. No domingo, dia 3, o frei Antoninho Pasqualon falará sobre o assunto “Maria acolhe com fé a Palavra de Deus”. No dia seguinte, a temática abordada será “Maria, a jovem Mãe presente da vida”, e o palestrante o frei Luiz Sebastião Turra. No quarto dia de novena, dia 5, frei Geraldo Paludo falará sobre o tema “Maria, olha a vida com amor”. Na noite seguinte, o assunto a ser meditado será “Maria, Mãe protetora da vida”, e o pregador o frei Álvaro Mores.
Já no dia 7, a novena refletirá sobre a temática “Maria e a Igreja confiam no jovem”. O palestrante deste sexto dia será o padre Adelar Adolfo Zanetti. No dia 8, o padre Roberto Carlos Fávero proferirá uma palestra sobre “Família, discípula missionária com Maria”. Dom Osório Bebber será o pregador do oitavo dia, que terá como temática “Maria, Mãe solidária presente no mundo”. E no último dia de novena, os freis Claudecir Santini e Edson Cecchin abordarão o tema “Maria, caminho da fé e inspiradora de santidade”.
No dia da festa, 11 de fevereiro, serão realizadas missas nos horários das 7h, 10h30min e às 18h. Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul, e freis da região serão os responsáveis pela pregação das celebrações do dia. Ao meio-dia haverá um almoço de confraternização. E logo depois, serão realizados shows e jogos diversos.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
No ano de 1906, por influência dos Freis Capuchinhos e das Irmãs de São José, foi construída uma réplica da Gruta de Lourdes da França. Local de rara beleza, em seu interior possui uma pequena gruta encravada na terra. No dia 11 de Fevereiro, milhares de fiéis de todas as partes visitam e dão graças à Mãe de Lourdes.
O primeiro local escolhido foi perto do seminário. A gruta construída com pedras toscas tinha a forma de concha e a fachada voltada para o norte como convinha pela disposição do terreno. A modesta grutinha deu origem às romarias. Com o passar do tempo, constatou-se que ela, exposta as intempéries, precisava de reparos urgentes. Completando-a, construí-se uma capela fechada, que foi feita em 1917.
Em 1944, surgiu a necessidade de ampliar o local para maior comodidade dos romeiros. Houve permuta de terrenos com o Seminário e, finalmente, em 08 de setembro de 1946 ocorreu a benção solene. No dia 11 de fevereiro de 1993, acrescentou-se uma marquise, procurando-se manter o estilo arquitetônico. (FB/JS)





Deixe seu comentário