Gaudium news > Bispos dos EUA convidam os fiéis a retornarem ao sacramento da Penitência

Bispos dos EUA convidam os fiéis a retornarem ao sacramento da Penitência

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 29-01-2013, Gaudium Press) Com o título de “God’s gift of Forgiveness” (O Dom do Deus do Perdão), os Bispos dos Estados Unidos publicaram uma declaração especial sobre o sacramento da Penitência e convidaram os fiéis, especialmente os mais distantes, a aproveitarem a oportunidade para reencontrar-se com Deus, fonte de paz. “Venham ao Senhor e experimentem a graça extraordinária de seu perdão!”, exortaram os prelados.

a_figura_do_pai_misericordioso.jpg

Com um tom paternal de acolhida, os Bispos recordaram a passagem bíblica na qual Jesus instituiu o sacramento da Penitência, ao outorgar a seus discípulos o poder de perdoar os pecados. “Que extraordinário dom!”, destacaram os prelados. “O Senhor Ressuscitado proclamou que todo o sofrimento que suportou foi para tornar disponíveis os dons da salvação e do perdão”. Jesus Cristo deu este poder a sua Igreja para que seus discípulos fossem “apóstolos de seu perdão para os outros”.

“Neste Sacramento da Penitência e da Reconciliação, também chamado confissão”, explicaram, “nos encontramos com o Senhor, que quer dar-nos o perdão e a graça de viver uma vida renovada nEle”. Os Bispos destacaram que o sacramento habilita aos fiéis para poder receber a Cristo na Eucaristia, “livres do pecado grave, e com fé viva, sincera esperança e amor sacrificial”.

A declaração recorda que a Igreja tem em grande estima o sacramento. “A Igreja considera a confissão tão importante que requer que cada católico acuda a ela ao menos uma vez ao ano”. Os prelados também motivaram os fiéis a confessar-se frequentemente para estar cada vez mais próximos de Cristo e da Igreja. “Pela graça do Espírito Santo, buscamos o perdão e o arrependimento, deixamos os padrões do pecado, crescemos na vida de virtude, e damos testemunho de alegre conversão”. Estes benefícios do sacramento são justamente os pretendidos pela Nova Evangelização, asseguraram os Bispos, o que fez o Santo Padre Bento XVI declarar que “a Nova Evangelização começa no confessionário!”.

A Igreja manifestou sua vontade de acompanhar aqueles que se distanciaram da confissão para facilitar seu retorno e derrubar as falsas expectativas negativas que possam existir. “Nós os bispos e sacerdotes estamos dispostos a ajudar-lhe se experimentar dificuldade, dúvida ou incerteza sobre aproximar-se do Senhor neste sacramento”. Aos que levam muito tempo sem confessar-se, os Bispos recordaram, que eles mesmos necessitam do sacramento, e o oferecem aos fiéis desde sua própria identidade de “pecadores perdoados que buscam servir em nome de Deus”.

“Durante a Quaresma – além dos vários serviços penitenciais durante os quais a confissão individual tem lugar – nós os bispos e sacerdotes estaremos disponíveis com frequência para a celebração individual deste sacramento”, prometeram os prelados, como um oferecimento final aos fiéis. “Oramos para que, através do trabalho do Espírito Santo, todos os católicos – clero e laicato – respondam ao chamado da Nova Evangelização no sacramento da Penitência e da Reconciliação”.(EPC/GPE)

Com informações da USCCB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas